Libra não irá competir com moedas soberanas, afirma o Facebook

Facebook fala sobre preocupações em relação à Libra

Após muitas autoridades expressarem suas preocupações em relação à Libra, criptomoeda do Facebook que será lançada no próximo ano, a empresa decidiu se pronunciar na tentativa de acalmar a situação.

De acordo com David Marcus, líder do projeto da moeda, a Libra não será lançada até que seja 100% aprovada pelos reguladores americanos.

Marcus irá reforçar o posicionamento do Facebook nesta terça-feira perante o Comitê do Senado dos EUA para Assuntos Bancários, Habitação e Urbanos.

“O meio-tempo até o lançamento foi projetado para ser um processo aberto e sujeito a supervisão e revisão regulatória. Na verdade, espero que esta seja a supervisão de pré-lançamento mais ampla, abrangente e cuidadosa dos reguladores e bancos centrais na história das FinTechs. (…) o Facebook não irá oferecer a moeda digital Libra até nós termos abordado completamente as preocupações regulatórias e recebido as aprovações apropriadas”.

Ademais, Marcus declarou que a Associação Libra não possui nenhuma intenção de competir com moedas soberanas ou entrar na área monetária, acrescentando que este espaço é dos bancos centrais.

Como noticiado anteriormente pelo WeBitcoin, Jerome Powell, presidente da Federal Reserve, afirmou visualizar motivos para “sérias preocupações” em relação à Libra. Citando privacidade, proteção ao consumidor e lavagem de dinheiro, Powell mostrou seu posicionamento durante uma audiência do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara.

Em resposta, Marcus declarou em seu perfil no Twitter que preocupações como esta motivaram a empresa a revelar os planos para o ativo meses antes do lançamento, para que a equipe pudesse se organizar e deixar o projeto nos conformes até a estreia da moeda.

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli