Lições sobre relacionamentos saudáveis que podemos aprender com blockchain
Blockchain e o amor: uma relação possível
Quando você pensa em blockchain, provavelmente a última coisa que surge na sua cabeça é “romance”. Está longe de ser um assunto sexy. Fazendo um jogo de associação de palavras, quando você fala em blockchain ou Bitcoin, qual é a primeira coisa que surge na sua cabeça?
Levar a princesa pra tomar um litrão? Botar Dire Straits pra ouvir com o broto no carro? Pegar um ursinho pra cremosa na máquina de arcade do shopping? Pois é, não rola.
Porém, pensando melhor, talvez eu esteja errado. Blockchain é fundamentalmente sobre mudar a forma como nós interagimos com outras pessoas e, embora a tecnologia não guarde o segredo para ser o novo Don Juan (não o cantor de funk, embora esse seja bom também), os princípios por trás dela têm muito a dizer sobre como nós devemos tratar outra pessoa.
Blockchain é sobre criar confiança entre duas partes por meio da transparência e imutabilidade. Muito do hype em torno da tecnologia é sobre o fato dela agir como um garantidor tecnológico, garantindo confiança.
Confiança
Embora eu aconselhe fortemente a você reexaminar seu relacionamento ao achar que ele precisa de um garantidor tecnológico, o ponto aqui é que nós não deveríamos nos preocupar com confiança em um mundo perfeito. Nós ficamos animados com a tecnologia blockchain porque ela fornece uma confiança que não seria possível. Em uma relação saudável, confiança deve estar presente da mesma forma, algo tido como certo, uma base.
Transparência
Blockchain também promove transparência. Quando todo mundo tem acesso às mesmas informações e tem uma visão clara do que está acontecendo, evitam-se conflitos e todo mundo se sente mais seguro. Relacionamentos saudáveis devem ser transparentes também. Comunicação aberta, onde todas as cartas estão na mesa, ajudam ambas as partes a ficaram na mesma página, prevenindo que esqueletos sejam tirados do armário.
Imutabilidade
Transações em blockchain são permanentes e (teoricamente) impossíveis de serem fraudadas. Na mesma linha, qualquer promessa que você e seu parceiro/parceira fizerem devem compartilhar os mesmos ideais de permanência e comprometimento. Seja confiável. Seja comprometido. Esteja lá.
Consenso
Para validar uma transação de Bitcoin, a rede deve chegar a consenso sobre a validade da transação. Não há uma pessoa como detentora única do poder. A lição amorosa aqui é sobre colaborar na hora de tomar decisões, dando a cada parte uma importância igual para seguir em frente. Uma pessoa não deve liderar o tempo todo. Se você se pegar constantemente ditando as atividades ou tomando decisões, melhor reconsiderar.
Agora que você já é um especialista em blockchain e nos fundamentos de relacionamentos saudáveis, use com sabedoria suas criptomoedas e compre aquela coxinha pra cheirosa.
Fonte: CryptoSlate