Líder irlandês fala sobre blockchain e seus planos de tornar Dublin a capital tecnológica da Europa
O líder irlandês, Taoiseach Leo Varadkar, subiu no palco da MoneyConf, realizada em Dublin, esta manhã para anunciar que o governo está se preparando para transformar a capital de Irlanda na capital tecnológica da Europa. Ele afirmou:
“Eu acredito que não há lugar melhor para discutir problemas como cibersegurança, blockchain, criptomoedas, AI, regulamentações e futuro do ramo fintech do que aqui na Irlanda.”
Leia mais: Bitcoin salta para US$6500, mercado respira
Ele acrescentou:
“A Irlanda é, de certa forma, emblemática quando se trata de mudanças revolucionárias que ocorreram no mundo das finanças e tecnologia. Por ser um lugar insular na beira da Europa, a Irlanda é um caldeirão de mistura globalizado de nacionalidades multiculturais, que se orgulha de poder se engajar com o mundo.”
A Irlanda é, de fato, um grande centro tecnológico com muitas instituições fintech e bancárias realizando desenvolvimento, pesquisas e operações no país, incluindo Stripe, Mastercard, JPMorgan, Banco da China e muitas outras.
Taoiseach anunciou que o governo abrirá 26 novas embaixadas e consulados ao redor do mundo, para aumentar a presença global da Irlanda, incluindo em Tóquio e Frankfurt.
Ele ainda anunciou que o orçamento da IDA, o órgão estatal Autoridade de Desenvolvimento Industrial, será ampliado durante os próximos anos, em um esforço para apoiar a inovação da tecnologia e atrair engenheiros de software, dentre outros profissionais.
Na segunda-feira, a IDA anunciou o lançamento da Blockchain Ireland, uma iniciativa de desenvolvimento e pesquisa de blockchain, que visa alcançar grandes inovações na esfera do blockchain e atrair investimento estrangeiro multinacional.
Leia mais: Valor do Bitcoin foi manipulado pela Tether, pesquisadores alegam
A Irlanda fornece acesso a um mercado europeu de 500 milhões de pessoas, e uma força de trabalho de 250 milhões de pessoas, tendo Taoiseach declarado que isso, combinado com a busca da Irlanda por inovação, são fatores importantes para que o país se torne um centro fintech.
“Nós agora estamos vendo o resultado do nosso trabalho desenvolvendo ecossistemas fintech e blockchain”.
Ele declarou que avanços estão emergindo nas áreas blockchain e fintech da Irlanda durante todo o tempo, e que o país continuará agregando companhias fintech, não permitindo que outro país “coma o lanche deles”. Para continuar tornando o país um local atrativo para corporações fintech, e pesquisa e desenvolvimento de blockchain, Varadkar revelou um censo do setor fintech e anunciou que o Banco Central da Irlanda lançará um centro de inovação e um programa de engajamento da indústria.
“Isso garantirá que nós mantenhamos o passo com o evolutivo cenário fintech e regulatório,” ele afirmou.
Esta notícia segue o anúncio de que o governo irlandês está fornecendo US$885 mil em financiamento para startups irlandesas conduzindo pesquisas sobre blockchain e outras tecnologias.
Fonte: CCN