Liechtenstein, país europeu, reconhece potencial do Bitcoin como moeda de pagamento

Liechtenstein

Bitcoin (BTC) cresce como opção de pagamento, mesmo em países menores como Liechtenstein

O governo de Liechtenstein está considerando aceitar o BTC como forma de pagamento por serviços oficiais, segundo o primeiro-ministro Daniel Risch. O plano envolve a conversão instantânea de qualquer criptomoeda recebida para francos suíços, a moeda oficial do país, para minimizar os riscos associados às taxas de câmbio.

O BTC não teria o mesmo status que o franco, de acordo com Risch.

Não há muitos detalhes disponíveis, mas o modelo é semelhante ao adotado em Lugano e Zug, Suíça, onde o uso de BTC é legal para o pagamento de impostos e taxas relacionados a serviços públicos. Lugano até tem o McDonald’s aceitando BTC.

Liechtenstein se destacou como um dos primeiros governos do mundo a legislar especificamente com criptomoedas, com a aprovação do Liechtenstein Blockchain Act em 2019.

Esta não é a primeira vez que as notícias sobre os regulamentos cripto de Liechtenstein chegam às manchetes, mas destaca a postura pioneira do país em relação às criptomoedas.

O país tem se destacado em relação à regulamentação de criptomoedas há algum tempo. Em 2019, o país aprovou o Liechtenstein Blockchain Act, tornando-se um dos primeiros governos a legislar especificamente sobre criptomoedas.

A recente notícia sobre a possível aceitação de BTC como forma de pagamento por serviços oficiais é apenas a instância mais recente desses esforços.

Liechtenstein tem se tornado um centro financeiro para empresas de criptomoedas, juntamente com outros principados suíços. Empresas como a Liechtenstein Cryptoassets Exchange (LCX) demonstram como o país está modernizando seu setor bancário.

O pequeno país está progressivamente se tornando um nicho especializado na indústria global de criptomoedas, combinando uma postura legislativa progressiva com seus negócios financeiros bem estabelecidos.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future