Lightning Network conta agora com capacidade máxima de 50 Bitcoins

A Lightning Network tem sido tratada a algum tempo como uma potencial solução para o problema de escalabilidade do Bitcoin. Acreditava-se que, com o lançamento da rede, o número de transações na mempool declinaria significativamente. Ontem, a capacidade desta tecnologia aumentou para 50 BTC, equivalente a US$330 mil. Este é um aumento considerável, tendo em vista que esta quantia era de apenas 30 BTC na semana passada.

Leia mais: Serviço de pagamento CoinGate lança programa piloto para que 100 vendedores testem a Lightning Network

Estatísticas da Lightning Network

Estatísticas mostram que a capacidade da rede era de apenas 40 BTC até 8 de julho, enquanto em 10 de julho era 51,72 BTC. Levou uma semana para que a capacidade saísse de 30 BTC para 40 BTC, e apenas dois dias para que ela aumentasse de 40 BTC para 50 BTC.

O número de nós na rede atualmente é de 2719, com 8951 canais criados entre eles para transferências de bitcoins. Cerca de 2000 nós possuem um canal ativo, enquanto 182 novos canais foram abertos nas últimas 24 horas.

O número de nós da mainnet já ultrapassou a quantia apresentada pela testnet em 28 de março. A versão completa conseguiu atingir esta marca em apenas 13 dias, tendo sido lançada em 15 de março.

O que é a Lightning Network?

A Lightning Network é uma solução de escalabilidade em segunda camada e off chain para o Bitcoin. Ela permite que nós da rede abram canais de pagamento entre eles. Estes canais de pagamento podem permanecer abertos até a outra parte deixar voluntariamente o canal e fechá-lo. Os nós podem transferir bitcoin para outros nós da rede.

A vantagem desta rede é que o blockchain Bitcoin não terá que registrar todas as transações já executadas entre os nós. Atualmente, os dados de cada transação são inseridos no blockchain. Na Lightning Network, em vez disso, apenas as quantias iniciais e finais são gravadas. O blockchain registra apenas o estado final após o fechamento do canal. Mais importante, contudo, é que a cadeia principal pode ser acionada em caso de arbitragem.

A segunda metade de 2017 provou que microtransações são capazes de entupir a mempool, fazendo com que as taxas transacionais cheguem a dois dígitos. A Lightning Labs então propôs a Lightning Network como uma nova camada de compensação de pagamentos, criada sobre um blockchain já existente. Esta rede pode ser usada para realizar microtransações utilizando Bitcoin.

Leia mais: London School of Economics oferecerá um curso online sobre criptomoedas

bitcoin lightning network

Atualizações atuais

Uma atual limitação da rede é a necessidade de ambos os nós do canal estarem online no momento da transferência do pagamento. Rumores também apontam que a rede pode ser utilizada somente para microtransações, sendo incapaz de garantir uma taxa de sucesso de 100% para contas menores. Embora a Lightning Network tenha sido utilizada para enviar montantes menores, resta saber se ela pode ou não lidar com pagamentos de centenas de milhares de dólares.

O evangelista do Bitcoin, Andreas Antonopoulos, tem sido um forte apoiador da Lightning Network, tentando esclarecer alguns mitos associados a esta tecnologia. Ele declarou repetidamente que a solução de escalabilidade ajudará a tornar o bitcoin na primeira criptomoeda do mundo para as massas.

Leia mais: Banco Popular da China vai “destruir” ICOs estrangeiras destinadas a investidores chineses

Fonte: btcmanager.com