Lumx reúne líderes do mercado para debater o futuro das finanças digitais no Brasil

Conferência abordou temas estratégicos sobre compliance, regulação e o papel das stablecoins na transformação do sistema financeiro.
A Lumx Connference 2025 reuniu recentemente na capital paulista grandes nomes do setor financeiro. Autoridades regulatórias e especialistas em tecnologia também participaram. O objetivo foi discutir o presente e o futuro das finanças digitais no Brasil. O evento, que contou com o patrocínio de empresas como Tether, Utila, Polygon, Elevata/AWS, Mynt/BTG e Sumsub, focou nos avanços em compliance e regulamentação. Estes são voltados a stablecoins e ativos digitais. Tais temas, de fato, vêm redefinindo o cenário financeiro global e nacional.
Ao longo do encontro, os participantes debateram os principais desafios regulatórios do mercado. Por conseguinte, eles também discutiram o impacto das normas de compliance na adoção de novas tecnologias. E, além disso, as crescentes exigências de transparência, governança e segurança no ecossistema digital. Foram analisadas, por sua vez, as legislações emergentes e os frameworks internacionais que estão moldando o ambiente de negócios no país. O objetivo é equilibrar inovação, segurança aos usuários e integridade do sistema financeiro.
Amanda Marques, CMO da Lumx, explica: “Estamos construindo um território regulatório sólido para o mercado de Stablecoins no Brasil. Nosso time jurídico tem se dedicado a acompanhar de perto essas evoluções, apoiando clientes e parceiros nessa jornada. A Lumx Connference nasceu justamente desse movimento, de ampliar o diálogo, compartilhar conhecimento e gerar valor para todo o mercado”.
Líderes e Especialistas Debatem Temas Estratégicos
A programação contou com painéis de alto nível. Reuniu, por exemplo, nomes como Caio Barbosa (Fundador e Co-CEO da Lumx), Gabriela Trevisan (Diretora do BTG Pactual), Thamilla Talarico (Diretora de Crescimento Financeiro On-chain Brasil da Polygon), Geórgia Sanches (Líder de Negócios Brasil da Sumsub), Adrielle Andrade (Diretora de Vendas da Utilla), Eduardo Paiva (Sócio do Paiva Gomes Advogados) e Fernando Marques Borges (Diretor Executivo da ABRACAM), entre outros líderes de destaque do setor.
Entre os temas debatidos estavam tópicos atuais e estratégicos, como: “Stablecoins e o Futuro das Transações Financeiras”, “Yield de Stablecoins e a Nova Era da Economia”, “Desafios de Conformidade em Tempos de Transformação do Mercado de Pagamentos Globais” e “Regulação das VASPs no Brasil”. Caio Barbosa, fundador e co-CEO da Lumx, afirma: “Nosso objetivo foi entregar um conteúdo relevante, atualizado e inspirador. E, além disso, capaz de estimular não apenas o debate, mas também ações concretas para acelerar a evolução do mercado financeiro digital brasileiro”.
Para Luana Peterle, Diretora Jurídica e de Conformidade da Lumx, o evento proporcionou também a reflexão sobre temáticas em relevância no mercado. Ela explica: “Atravessamos um momento estratégico enquanto aguardamos a regulamentação das VASPs no Brasil. O painel de conformidade, também trouxe discussões sobre responsabilidade corporativa, transparência e a importância de antecipar boas práticas”.
Networking, Estratégias e o Potencial do Brasil
Além de conteúdo de alto valor, a Lumx Connference promoveu momentos exclusivos de networking estratégico. Conectou, assim, executivos, reguladores e players do ecossistema financeiro. O foco foi em novas parcerias e iniciativas voltadas ao fortalecimento das finanças digitais no Brasil.
Nagel Lisânias, Chefe de Divisão do Banco Central do Brasil, destacou: “Estamos vivendo um momento único. Nele, o sistema financeiro tradicional e as novas tecnologias começam a se integrar de forma efetiva. O avanço em compliance e regulação será essencial para tornar esse processo sustentável, seguro e reconhecido globalmente. O Brasil, de fato, tem potencial para se tornar referência internacional nesse tema”.
Entre os participantes, estiveram também Rodrigoh Henriques (Diretor de Inovação e Estratégia da Fenasbac), Ilene Patrícia Najjarian (Procuradora Federal junto à CVM) e outros representantes de destaque do mercado financeiro e regulatório nacional. Nathaly Diniz, CRO da Lumx, destaca: “O evento mostrou como é possível conectar diferentes atores do ecossistema. Isso inclui reguladores, instituições financeiras e empresas de tecnologia, em um diálogo produtivo e transformador. Foi um espaço para discutir caminhos, fortalecer parcerias e impulsionar a inovação responsável no mercado brasileiro”.