Mainnet da Lightning Network atinge a marca de 1.000 nós ativos
A Lightning Network (LN) obteve mais uma conquista histórica no fim de semana após sua mainnet registrar o número 1.000 nós ativos pela primeira vez em sua história.
Mainnet da Lightning Network atinge a marca de 1.000 nós ativos
Além disso, é importante ressaltar que a Lightning Network é uma tecnologia emergente de segunda camada, na qual muitos acreditam ser uma solução ao dilema causado pelo dimensionamento do Bitcoin e que ainda está em fase alfa e deverá receber um lançamento de produção no futuro.
Nós da Lightning Network e canais de pagamento | Fonte: Twitter/Armin camionete Bitcoin
Devido a este fato, os usuários ainda não utilizaram a Lightning Network para transacionar grandes quantidades de capital. A rede possui apenas cerca de 4.5 BTC, avaliado em aproximadamente $43.000 dólares na atual taxa de câmbio. Aliás, quase quarenta por cento dos nós conectados à rede não possuem quaisquer canais de pagamento ativos.
Nós da LN com (azul) e sem (verde) canais de pagamento ativos | Fonte: BitcoinVisuals
No entanto, este nível de adesão à mainnet é notável para uma tecnologia que, oficialmente, ainda está em fase de testes. Como referência, existem atualmente cerca de 11.000 nós ativos na rede Bitcoin de acordo com dados da CoinDance . O Bitcoin Cash, cuja a saída do blockchain principal do Bitcoin ocorreu, em grande parte, por causa de sua implementação da Lightning Network e de soluções de escala off-chain, possui hoje 1.883 nós ativos.
Leia mais: Hackers da CoinCheck já lavaram 40% do NEM roubado
Adesão de usuários aumentando na velocidade da luz
É ainda mais notável a velocidade em que os usuários migraram para a mainnet da LN, um sinal claro de que o entusiasmo para esta tecnologia de dimensionamento continua alta.
O testnet da LN foi lançado em dezembro, mas não demorou muito para que usuários corajosos (ou talvez imprudentes) também começassem a instalar nós mainnet LN.
Em janeiro, a fornecedora de redes privadas TorGuard começou a aceitar pagamentos em mainnet LN, e logo em seguida, a empresa registrou a primeira transação verificada da LN, na qual incluía a venda de um produto físico.
No mês passado, a startup austríaca Coinfinity executou a primeira transação em caixa eletrônico de Bitcoin baseada em LN. Em seguida, a mainnet da LN adicionou seu milésimo canal de pagamento, um avanço que ocorreu pouco antes da Zap – uma carteira LN multiplataforma – receber uma versão beta. Por fim, Laszlo Hanyecz — mais conhecido como um dos primeiros usuários de Bitcoin que gastou 10.000 BTC em uma pizza em 2010 — fez a mesma coisa com Lightning Network em uma transação semelhante.
A versão beta do software Lightning parece estar se aproximando de seu lançamento, embora ainda não se saiba quando ocorrerá.
Fonte: CCN.com
André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.