Maior banco da Austrália testa “dinheiro inteligente” movido a Blockchain

O projeto poderá gerar um retorno de anual de “centenas de milhões de dólares”

O CBA, Commonwealth Bank da Austrália, e o Data61, centro de inovação digital administrado pelo governo, divulgaram resultados de testes para o desenvolvimento de um sistema de “dinheiro inteligente” baseado em blockchain para o National Disability Insurance Scheme (NDIS).

Atualmente, o CBA é o maior banco australiano, ocupando a 71ª posição entre as maiores empresas públicas do mundo. Juntamente com o Data61, o banco desenvolveu um token blockchain que pode ser utilizado em pagamentos segundo regras pré-definidas. As condições definem como, quando e por quem o token pode ser gasto.

O teste foi realizado em uma prova de conceito (PoC) “Making Money Start”, que envolveu dez participantes e cuidadores. Foi utilizado um protótipo de aplicativo feito sob medida para o NDIS.

De acordo com o CBA, o retorno econômico atingiria “centenas de milhões de dólares por ano”.

Segundo o Pesquisador Sênior do programa de Software e Sistemas Computacionais da Data61, Dr. Mark Staples, o projeto é importante para o entendimento dos benefícios e limitações do blockchain no contexto de pagamentos condicionais.

FONTE: COINTELEGRAPH

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli