Maior banco do Japão irá lançar rede de pagamento Blockchain em 2020

O quinto maior banco do mundo pretende marcar presença em meio à competitividade do novo mercado

O MUFG (Mitsubishi UFJ Financial Group) anunciou oficialmente que irá lançar um novo sistema de pagamento baseado na tecnologia blockchain.

Atualmente ocupando a posição de 5º maior banco do mundo, o MUFG está trabalhando em parceria com a Akamai, rede americana de entrega de conteúdo, para lançar o sistema durante o primeiro semestre de 2020. A nova plataforma, apelidada de Global Open Network, irá utilizar o alcance do setor de pagamento do banco para consolidar sua posição neste mercado cada vez mais competitivo.

A parceria foi anunciada em maio do último ano, quando foi publicada uma descrição sobre a plataforma e uma data de lançamento, que originalmente estava estipulada no início do ano fiscal de 2018.

“A nova rede de pagamento será um serviço de pagamento diversificado equipado com uma interface que poderá ser utilizada como uma rede de comunicações, e incluindo funções para a transferência e gerenciamento de valor através do blockchain (…). Isso irá permitir uma significativa redução nos custos de transação para todos os tipos de serviços de pagamento, e poderá suportar uma grande expansão no número de transações”, explicou um comunicado à imprensa.

O banco japonês possui participação em diversos empreendimentos envolvendo a tecnologia blockchain, um dos quais representa uma iniciativa para desenvolver um corredor de remessas com o Brasil utilizando a Ripple.

No ano passado, o MUFG sugeriu que começaria a testar uma criptomoeda própria em 2019, tendo revelado planos para sua criação em 2016.

FONTE: COINTELEGRAPH