Maior conglomerado industrial da Europa quer usar o blockchain em carsharing

Blockchain atenderá demanda de carsharing

De acordo com a Forbes, o conglomerado industrial alemão Siemens AG pretende utilizar a tecnologia blockchain no sistema de carsharing.

Muito popular atualmente, o carsharing consiste no compartilhamento de carros por meio de aluguel, onde determinado usuário pode “contratar” um carro por meio de um aplicativo apenas pelo tempo de uso necessário, e depois devolvê-lo.

Por meio da Siemens Mobility, empresa afiliada do conglomerado, o blockchain será utilizado para oferecer diversas soluções, como o abastecimento dos carros, que atualmente ocorre através de cartões concedidos aos motoristas.

O método, além de restringir o cliente a apenas postos selecionados, pode promover o roubo dos cartões, prática que já se tornou comum. Para evitar tais situações, o chefe de soluções cibernéticas e blockchain da Siemens, Andreas Kind, sugeriu utilizar a tecnologia subjacente às criptomoedas, criando um novo cenário onde os usuários não precisam necessariamente confiar uns nos outros.

WeBitcoin: Maior conglomerado industrial da Europa quer usar o blockchain em carsharing

De acordo com Kind,  a tecnologia pode aprimorar diversas áreas, como a entrega de carros e o desbloqueio de um veículo, promovendo ainda a interação de diversas partes, como como gerentes, a organização proprietária, provedores de garagem, etc.

Como noticiado anteriormente pelo WeBitcoin, a Bosch, uma dos maiores players da área automotiva, anunciou projetos de adequação à tecnologia blockchain.

Durante o Bosch ConnectedWorld, em Berlim, a empresa anunciou testes relacionados a portas de carregamento, revelando ainda pesquisas voltadas à comunicação e operação autônomas no setor automotivo, destacando a aplicabilidade do Ethereum.

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli