Maior pool de mineração de Bitcoin pode estar por trás de sua queda de preço
A volatilidade desta semana pode se reduzir a um cabo de guerra entre as vendas da F2Pool e a compra da Grayscale.
O Bitcoin (BTC) caiu para US$ 28.950 em 22 de janeiro, graças aos mineradores que provavelmente venderam grandes quantidades de seus ativos – mas os grandes compradores garantiram que a queda fosse mínima.
De acordo com dados do recurso de monitoramento on-chain CryptoQuant, nos últimos dias houveram grandes saídas de pools de mineração, que por sua vez corresponderam a BTC / USD caindo 20% em uma semana.
Fluxos diários de saída da F2Pool atingiram 10.000 BTC
A partir de 15 de janeiro, os fluxos de saída da F2Pool – atualmente a maior pool de mineração compreendendo cerca de 15% do hash rate do Bitcoin – em particular, começaram a aumentar. Em 17 de janeiro, as saídas diárias atingiram 10.000 BTC (US$ 313 milhões), continuando por três dias consecutivos antes de retornar para níveis mais próximos do normal.
A F2Pool parece ser responsável pela grande maioria das saídas, o que não significa necessariamente que os mineradores venderam BTC no mercado aberto, mas simplesmente que moveram as moedas extraídas de sua carteira original.
Independentemente dos motivos da pool, os números formam um contra-argumento bem-vindo, explicando a queda repentina do preço do Bitcoin esta semana. Anteriormente, teorias, incluindo a controvérsia em torno da stablecoin Tether (USDT), bem como a recuperação do dólar, eram apontadas como as principais causas da volatilidade descendente.
Enquanto isso, os saldos cambiais do Bitcoin permaneceram constantes ao longo de janeiro, em contraste com a tendência geral de baixa que está em vigor desde o verão de 2019, mostram os dados.
As vendas vêm em meio a grandes compras da Grayscale
Se as moedas da F2Pool tivessem formado um grande excesso de novo suprimento de BTC à venda no mercado, provavelmente algum comprador compraria rápido.
A gigante da gestão de ativos Grayscale adicionou quantias conspícuas aos seus ativos sob gestão esta semana, potencialmente ajudando a BTC / USD a evitar um mergulho mais profundo.
O relatório da empresa publicado recentemente no 4º trimestre de 2020, no qual afirma que as instituições forneceram 93% de suas entradas, reforça a ideia de que é a Grayscale é o principal comprador de qualquer fornecimento de BTC sobressalente.
Fonte: cointelegraph
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.