Maior varejista de diamantes do mundo se junta ao projeto de blockchain do Grupo De Beers
O Grupo De Beers anunciou que o maior varejista de diamantes se juntou à sua plataforma de suprimento de diamantes baseada em blockchain, Tracr, segundo um comunicado a imprensa publicado em 24 de maio. A Signet Jewelers se juntou ao projeto, que visa trazer transparência para a indústria, acrescentando mais confiança aos clientes.
Leia mais: Vice-presidente do Banco Central da Rússia afirma que o blockchain precisa amadurecer
A Signet se juntará à plataforma Tracr em sua versão piloto que, segundo o comunicado, permitirá que a plataforma faça uma conexão digital entre a produção de diamantes e sua localização no varejo. As partes garantirão que a plataforma corresponda às necessidades dos fabricantes e dos varejistas, inicialmente focando em rastrear as joias.
A Tracr cria um certificado digital para cada diamante, que será registrado na plataforma e conterá atributos chaves, além de transações. Todo este processo fará com que os consumidores possam verificar se os diamantes comprados são naturais e livres de conflito. Bruce Cleaver, CEO do Grupo De Beers, comentou sobre a parceria:
“A Tracr é focada em trazer os benefícios da tecnologia blockchain para a cadeia de valor dos diamantes – fornecendo confiança aos consumidores, além de trocas mais eficientes e custos reduzidos, dando mais visibilidade à indústria.”
Leia mais: Mais novo tipo de golpe: pedir criptomoedas para devolver cachorro desaparecido
A Signet Jewelers tem sede em Ohio e opera nos mercados canadense, americano e britânico, onde é o varejista número um do ramo de diamantes. Em 2017, a empresa faturou mais de US$3,8 bilhões em vendas de joias. Segundo o relatório de 2018, a companhia detém uma parcela de mercado de 7% nos Estados Unidos.
Neste mês, o Grupo De Beers rastreou 100 valiosos diamantes desde a mina até o varejo, utilizando tecnologia blockchain. Essa foi a primeira vez que a jornada de um diamante passou por tal processo de rastreio. O Grupo De Beers informou que a plataforma será lançada ainda este ano e será aberta para toda a indústria dos diamantes.
Ontem, duas grandes figuras do ramo, KGK Diamonds e Alrosa, concordaram em trabalhar com a startup de blockchain D1 Mint Limited para tokenizar diamantes. Acredita-se que a inovação desta tecnologia emergente pode transformar a indústria, ao tornar diamantes naturais em uma classe de ativos de investimento, com um amplo apelo a vários grupos de investidores, aumentando a demanda.
Leia mais: Fundador da Tron está supostamente adquirindo a BitTorrent
Fonte: The Cointelegraph