Mais da metade dos russos conhece sobre Bitcoin hoje. Estaria o governo pronto para regulamentação?

Mais de 56% dos russos já ouviram falar sobre Bitcoin, segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudo de Opinião Pública da Rússia.

A popularidade do Bitcoin e das criptomoedas como uma classe de ativos emergentes entre os jovens na Rússia aumentou exponencialmente nos últimos meses. A pesquisa revelou que 75% dos indivíduos entre 18 e 24 anos conhecem sobre Bitcoin. Tal estudo revelou, ainda, que 74% dos residentes de Moscou, capital russa, também estão cientes da referida criptomoeda.

No entanto, mesmo com os números otimistas trazidos acima, algumas arestas carecem de aparo na realidade das criptomoedas na Rússia. Apenas 34% destas pessoas sabem que qualquer um pode adquirir Bitcoins, e mais de 16% dos indivíduos cônscios desta criptomoeda acreditam ser ainda ilegal na Rússia investir nela.

Regulamentação das criptomoedas

Durante muitos meses, autoridades russas fomentaram a regulamentação do seu mercado local de câmbio de criptomoedas. No início de outubro do último ano, tais autoridades deram o aval para o processo de legalização de criptomoedas e de regulamentação do mercado destas no país, por meio de licenciamento de casas de câmbio.

Leia mais: Japão dá uma lição em regulamentação de criptomoedas

O Ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, foi citado pela TASS (Agência de Informação e Telegrafia da Rússia):

“O presidente falou sobre os problemas relacionados às criptomoedas. Estas são dificuldades em relação… à lavagem de dinheiro e casos relacionados à dificuldade de identificação. É por isso que concordamos que o estado deve regular a emissão de criptomoedas, mineração e volume de negócios. O estado deve controlar tudo isso.”

Leia mais: Diretor executivo russo diz ser muito arriscado investir em criptomoedas

Na época, Siluanov e o restante do governo russo chegaram a um consenso para implementar políticas rigorosas de “Know Your Customer” (KYC, no português, Conheça Seus Clientes) e Anti-Money Laundering (AML, no português, Anti Lavagem de Dinheiro), visando impedir que negócios de lavagem de dinheiro e criptomoedas executem operações fraudulentas.

Em outubro, o referido ministro declarou publicamente que planejava regular o mercado de criptomoedas da Rússia até o final de 2017. Em dezembro do mesmo ano, Anatoly Aksakov, presidente do Comitê do Mercado Financeiro da Duma Federal Russa, observou que um projeto de criptomoedas foi introduzido e provavelmente será adotado em março de 2018.

“O problema é que já temos muitas pessoas que adquirem [criptomoedas] e são enganadas, precisamos dar às pessoas a oportunidade de trabalhar legalmente com ela, para protegê-las o máximo possível”, afirmou Aksakov.

Vladimir Putin, atual presidente da Rússia, ordenou que o governo regule a negociação de criptomoedas, ICOs e atividades de mineração, estipulando como prazo julho deste ano.

No que tange à mineração de criptomoedas, ao final de 2017, o chefe de estado russo solicitou ao seu governo que regulasse a indústria de mineração de criptomoedas corretamente, já que um número crescente de centros de mineração estão surgindo na Rússia, atraídos pelos seus recursos baratos e eletricidade.

No início deste mês, Putin disse em uma entrevista concedida à TASS:

 “Esta é a prerrogativa do Banco Central no momento, e o Banco Central tem autoridade suficiente para isso. No entanto, em termos gerais, a regulamentação legislativa será definitivamente necessária no futuro.”

Leia mais: Governos não subestimam os Bitcoins

Várias províncias e cidades russas também encorajaram os mineradores de criptomoedas a realocarem seus negócios de outras regiões líderes, como a China, à medida que a indústria global de mineração de criptomoedas evoluiu para um mercado de bilhões de dólares.

Uma potência no mercado de criptomoedas?

Conforme mostrado na pesquisa exposta acima, mais de um quarto dos russos que já conhecem o Bitcoin e o mercado de criptomoedas ainda acreditam que esses investimentos na Rússia são ilegais ou desconhecem como fazê-lo. Além disso, a fase prematura de regulamentação do mercado local está restringindo a adoção do Bitcoin.

A regulamentação adequada do mercado de criptomoedas russo provavelmente levaria a um aumento do interesse, acarretando um aumento na demanda e no volume, permitindo que a Rússia fizesse frente ao Japão, aos EUA e à Coréia do Sul, tornando-se um importante mercado de criptomoedas.

Leia mais: Ministro das Finanças russo legaliza negociações com criptomoedas, Banco Central Russo desaprova

Fonte: The Cointelegraph

Edição: Webitcoin