Mais de 10 mil bitcoins roubados da Bitfinex em 2016 foram movimentados pela primeira vez

Em 2016, a Bitfinex foi alvo de hackers que roubaram quase 120.000 bitcoins

Centenas de milhões de dólares em bitcoins que foram roubados durante uma invasão da exchange de criptomoedas Bitfinex em 2016 foram movidos pela primeira vez.

Aproximadamente 10.057 bitcoins (US $ 633 milhões, £ 460 milhões) foram movidos para dezenas de carteiras digitais desconhecidas na quarta-feira, com a maior transação única totalizando cerca de US $ 78 milhões.

O movimento misterioso ocorreu poucas horas depois de o Bitcoin atingir um novo recorde histórico, com alguns analistas alertando sobre a volatilidade do mercado se grandes somas forem sacadas.

A movimentação de fundos foi detectada pelo Whale Alert, uma conta do Twitter que monitora grandes transações de criptomoedas na blockchain pública do Bitcoin.

A blockchain do Bitcoin atua como um livro-razão online que registra cada transação e está publicamente disponível para visualização de qualquer pessoa.

Apesar da transparência da rede, qualquer pessoa que envie ou receba os fundos pode permanecer anônima se tomar certos cuidados.

Isso significa que a criptomoeda pode ser rastreada em toda a blockchain, mas não necessariamente rastreada até um indivíduo ou organização.

Isso fez do Bitcoin e de outras criptomoedas semi-anônimas uma forma popular de pagamento entre os criminosos cibernéticos e usuários de mercados da dark web.

O hack da Bitfinex, que ocorreu em agosto de 2016, resultou na perda de quase 120.000 bitcoins das contas dos clientes. Na época, valia $ 72 milhões, mas após uma grande alta de preços que viu o preço do Bitcoin subir perto de $ 65.000, o valor total roubado vale cerca de $ 7,5 bilhões hoje.

A movimentação de fundos na quarta-feira foi inferior a 10% do total roubado, e a Bitfinex continua trabalhando com a polícia para tentar rastrear os perpetradores.

“Continuamos monitorando a situação de perto, junto com agentes globais de aplicação da lei”, disse Stuart Hoegner, conselheiro geral da Bitfinex, ao The Independent.

“À medida que recuperarmos esses fundos, eles serão alocados de acordo com nossos compromissos contratuais.”

Fonte: Independent

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.