Euler Finance explorador devolve mais de 58.000 Ether roubados

Mais de $101 milhões em Ether foram devolvidos ao protocolo de empréstimo, até 25 de Março. O explorador ainda controla parte dos bens roubados.

ETHPoW
ETHPoW sofre ataque e tem perda de 200 ETHPoW – Imagem: It-Daily

O hacker por detrás da exploração de $196 milhões de dólares do protocolo de empréstimo Euler Finance devolveu a maioria dos bens roubados, de acordo com os dados da cadeia.

Numa transacção realizada a 25 de Março, o explorador devolveu 51.000 Ether no valor de cerca de 88 milhões de dólares no momento em que foi redigido. Uma segunda transferência de 7.737 ETH foi feita no mesmo dia, no valor de mais de 13 milhões de dólares. Anteriormente, a 18 de Março, o hacker enviou 3.000 ETHER para o protocolo, no valor de quase $5,4 milhões de dólares na altura. O explorador ainda controla alguns dos bens roubados.

A 13 de Março, o hacker efectuou múltiplas transacções, roubando quase $196 milhões de dólares do protocolo num ataque de empréstimo instantâneo apelidado de maior hack financeiro descentralizado (DeFi) de 2023. Os activos roubados incluem 8,8 milhões de Dai, 849.000 Wrapped Bitcoin (WBTC), 85 milhões de Staked Ether (stETH), e 34 milhões de USD Coin.

image 124
Imagem de Cointelegraph.

Alguns dias após o hack, o explorador enviou uma mensagem na cadeia a Euler apelando a um acordo com o protocolo. “Queremos tornar isto fácil para todos os afectados. Não temos qualquer intenção de manter o que não é nosso. Estabelecer uma comunicação segura. Cheguemos a um acordo”, disseram eles.

O protocolo tinha anteriormente tentado negociar com o explorador, pedindo-lhes que devolvessem 90% dos fundos que roubaram no prazo de 24 horas ou enfrentassem uma acção legal. Nenhuma resposta foi recebida, e 24 horas mais tarde, Euler ofereceu uma recompensa de 1 milhão de dólares por qualquer informação que levasse à captura do explorador.

Ethereum

O hacker fez outras transacções, incluindo uma transferência de 1.000 ETHER Smart Staking (NETH), no valor aproximado de 1,65 milhões de dólares na altura, através de um misturador criptográfico sancionado Tornado Cash.

De acordo com a empresa de análise de cadeias de bloqueio PeckShield, cerca de 100 ETH foram enviados para um endereço de carteira provavelmente propriedade de uma das vítimas. Uma mensagem na cadeia enviada pelo endereço da carteira tinha anteriormente apelado para que o atacante devolvesse as suas “poupanças de vida”.

Traduzido de: Cointelegraph.

Foto de Bruno Rocha
Foto de Bruno Rocha O autor:

Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.