MakerDAO agora é totalmente descentralizado

O CEO da Maker Foundation, Rune Christensen, anunciou no blog que MakerDAO agora é totalmente descentralizado.

Na verdade, tendo a governança aprovada várias Unidades Principais para organizar com eficiência todas as áreas de trabalho, o DAO agora é “completamente autossuficiente” .

Isso significa que a Maker Foundation, da qual Christensen é CEO, concluiu sua tarefa e, portanto, será formalmente dissolvida nos próximos meses.

Tudo começou há seis anos, em 2015, quando Christensen publicou um post no Reddit com o qual descreveu a ideia de criar um stablecoin algorítmico no Ethereum, chamado na época eDollar. Essa moeda estável então se tornou DAI, que agora capitaliza em US $ 5 bilhões, com mais de US $ 8 bilhões em ativos vinculados aos contratos inteligentes do Maker Protocol.

Inicialmente, o Maker era um DAO criado por Christensen junto com alguns desenvolvedores, mas depois se tornou uma Fundação. Agora volta ao básico, tornando-se um DAO novamente.

Na verdade, a Fundação já tinha sido concebida desde o início como um veículo temporário para cumprir uma função específica, e agora que terminou as suas tarefas pode ser definitivamente arquivada.

Comentários de Christensen como este:

“Juntos, conquistamos algo extraordinário e, neste dia tão emocionante, quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todas as pessoas que participaram dessa jornada fantástica. Sem os OGs que participaram das primeiras ligações do TeamSpeak de domingo à tarde, os membros da equipe da Fundação que trabalham duro e todos os outros na maravilhosa e diversificada comunidade Maker, não haveria MakerDAO. ”

Deve-se notar que a primeira versão limitada do stablecoin algorítmico, chamada “ProtoSai”, foi lançada em maio de 2017, ou dois anos após a publicação do post no Reddit. Enquanto o white paper foi publicado em dezembro do mesmo ano, que é o mesmo mês do lançamento real do token DAI, agora conhecido como SAI.

Em novembro de 2019 é lançado o novo token multi-colateralizado, que passará a se chamar DAI, obrigando o antigo token colateralizado apenas na ETH a ser renomeado para SAI.

A estrutura da Unidade Central foi ratificada em março de 2021 e, em 20 de julho de 2021, Christensen anunciou a descentralização completa do DAO.

Agora, portanto, o DAO vai governar a si mesmo, ou seja, apenas os detentores de tokens MKR terão poder de decisão sobre tudo.

É importante destacar que desde novembro do ano passado a volatilidade do preço do DAI, que em tese deveria estar sempre em torno de US $ 1, diminuiu ainda mais, tornando-o extremamente estável.

Em vez disso, o preço do MKR, após atingir seu maior recorde em 3 de maio deste ano, quase US $ 6.300, caiu para os atuais US $ 2.800, o que ainda é um ganho de mais de 400% nos últimos 12 meses.

 

Fonte: Cryptonomist

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8