Presença de malwares de mineração de criptomoedas aumentou em 86% no segundo trimestre de 2018
Malwares de mineração de criptomoedas continuam em alta
O número de ataques nos quais hackers estão utilizando malwares de mineração de criptomoedas continua aumentando, tendo o número de casos aumentado em 86% durante o segundo trimestre de 2018, segundo o mais recente relatório de ameaças publicado pela empresa de ciber segurança McAfee Labs.
Leia mais: FedEx se junta ao consórcio blockchain Hyperledger
No relatório, especialistas em ciber segurança declararam que mais de 2,5 milhões de novos malwares de mineração de criptomoedas foram encontrados no segundo trimestre deste ano. Em comparação, o número de ataques no primeiro trimestre totalizou 2,9 milhões, sendo um aumento de 629% em relação aos 400 mil casos descobertos no quatro trimestre de 2017.
O relatório concluiu que malwares de mineração de moedas permanecem muito ativos, seguindo o surto geral de malwares de mineração com novas ameaças.
Especificamente, o relatório ressalta o fato de que ciber criminosos descobriram novos ângulos para minerar moedas ilegalmente e angariar lucros, em decorrência do aumento na popularidade de criptos e da tecnologia blockchain. O McAfee Labs também citou outro relatório recente, chamado “Não se junte à revolução blockchain sem garantir sua segurança”, a fim de alertar usuários sobre tecnologias emergentes e seus riscos.
Christiaan Beek, cientista chefe e engenheiro sênior no centro de pesquisa para ameaças avançadas da empresa, comentou ao Business Wire que além dos PCs, dispositivos com baixa CPU se tornaram novas fontes de lucro para ciber criminosos.
Leia mais: Bitmain requereu oficialmente a entrada na fase de IPO
Tendo em vista a propensão para senhas fracas, bem como a habilidade de tomar um volume tremendo de dispositivos, como roteadores Wi-Fi, câmeras de vídeo e outros dispositivos da Internet das Coisas (IoT), eles representam uma plataforma atraente para atividades ilícitas de cripto mineração.
Na semana passada, foi relatado que sites governamentais se tornaram os principais alvos de cripto invasões na Índia, incluindo sites oficiais de municípios.
No fim de agosto, o Firefox anunciou que começará a bloquear malwares de cripto mineração em versões futuras em seu navegador web, incluindo scripts de mineração que silenciosamente mineram criptomoedas nos dispositivos dos usuários.
Fonte: The Cointelegraph