Para Mark Cuban, a SEC será o pesadelo das criptomoedas

Mark Cuban

Mark Cuban expressou o que pensa sobre a SEC ser a reguladora das criptomoedas em seu Twitter

Mark Cuban, estrela e investidor do Shark Tank, alertou que as próximas medidas da Comissão de Segurança e Câmbio (SEC) para regular as criptomoedas serão um pesadelo para o setor.

Depois que o senador Patrick Toomey criticou a SEC em um tweet no fim de semana, a estrela bilionária de “Shark Tank” e dono do Dallas Mavericks expressou esse sentimento.

O senador disse que a SEC tomou medidas de execução sem fornecer nenhuma explicação sobre por que considera algumas moedas digitais como “títulos” comparáveis ​​a ações ou títulos. Um ex-funcionário da Coinbase está entre as três pessoas acusadas de abuso de informações privilegiadas ilícitas que recentemente foram alvo de acusações civis e criminais pela agência.

“A ação de fiscalização de ontem é o exemplo perfeito de que a SEC tem uma opinião clara sobre como e por que certos tokens são classificados como títulos”, disse Toomey, membro do Comitê Bancário do Senado. “Ainda assim, a SEC não divulgou sua opinião antes de lançar uma ação de execução.”

A SEC alegou em documentos judiciais que a exchange da Coinbase negociou pelo menos nove criptomoedas que eram títulos não registrados. Toomey acha que teria sido preferível se a SEC tivesse deixado claro o que exatamente qualifica um ativo digital como garantia antes de acusar o acusado.

O senador continuou afirmando que a falta de abertura e clareza nas operações da SEC dificultará o cumprimento de leis e regulamentos por parte de investidores e empresários.

Mark Cuban respondeu ao tweet do senador e disse que este era apenas o começo das coisas piorando para o setor de criptomoedas. Ele acredita que a SEC está apenas argumentando para aumentar a alocação de recursos enquanto procura manter seus advogados ocupados.

“Acha que isso é ruim? Espere até ver o que eles inventam para o registro de tokens”, twittou Cuban em resposta a Toomey. “Esse é o pesadelo que está esperando pela indústria de criptomoedas. De que outra forma você mantém milhares de advogados empregados e cria razões para pedir mais dinheiro do contribuinte?”

Cuban incluiu um link para um vídeo do YouTube que detalha uma consulta que ele fez à SEC em 2014 sobre as regras de negociação com informações privilegiadas e a resposta chocante que recebeu.

SEC não é transparente

Esses problemas, juntamente com o conflito contínuo da SEC com a Ripple sobre o status do XRP, podem indicar que a SEC não tem objetividade em suas negociações com o setor de criptomoedas. Na verdade, a Ripple parece estar caminhando para a vitória.

Inúmeras empresas de criptomoedas vêm pedindo à SEC e ao governo que criem estruturas regulatórias claras para o setor de criptomoedas e blockchain há anos. No entanto, não parece que as agências envolvidas estejam com pressa para fazê-lo.

Claro, esta não é a primeira vez que Mark Cuban critica a SEC. A SEC acusou Mark de insider trading em 2014. Mark Cuban venceu no tribunal.

Como o governo federal considera possíveis regras para o setor, há muito debate sobre a ideia de exigir o registro de criptomoedas como um tipo de segurança. A discussão esquentou na semana passada quando a SEC anunciou alegações de insider trading contra Ishan Wahi, um ex-funcionário da Coinbase, bem como seu irmão e um amigo.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_