Mas afinal, o Santander está ou não está utilizando XRP em pagamentos internacionais?
Perfil do banco no twitter gera certa confusão entre os usuários
Em março de 2018 foi anunciado que o banco espanhol Santander iria utilizar a tecnologia da Ripple para processar pagamentos.
O boato que se espalhou em seguida foi que o banco, à partir do serviço One Pay FX, iria utilizar o token XRP para pagamentos internacionais, o que foi confirmado em um recente tweet do banco.
Olá Wes, nós estamos ótimos. Estamos utilizando XRP para pagamentos internacionais em 18 países da UE e EUA. Isso (o serviço) está em nosso app para iPhone chamado One Pay FX.
O One Pay FX é um aplicativo desenvolvido pelo banco em parceria com a Ripple que viabiliza transferências internacionais pelo celular utilizando a tecnologia blockchain.
Dando a entender que o banco realmente utiliza o token, a publicação foi de certa forma um modo de confirmação para aqueles que ainda estava confusos. Entretanto, posteriormente o Santander corrigiu seu erro.
– O Santander já utiliza xRapid e XRP?
– Olá, infelizmente devido a um mal entendido nós fornecemos uma informação incorreta. Nós pedimos desculpas pela confusão que isto causou. One Pay FX utiliza somente o xCurrent. Você pode descobrir mais aqui: bit.ly/2HEeEqw
O link fornecido redireciona para o anúncio do ONE Pay FX, publicado em abril de 2018.
De acordo com a publicação, o banco somente se aliou à Ripple para desenvolver o ONE Pay, que depende exclusivamente dos produtos xCurrent e Ripple Net, e não do token XRP.
O tweet causou muito burburinho e foi motivo de deboche para alguns usuários. Um deles alegou que seria melhor esperar uma confirmação da página oficial do Banco Santander, visto que o perfil do banco no Reino Unido estava gerando muita confusão.
Obrigada – Eu não discordo disso, mas nós precisamos de uma confirmação do @bancosantander visto que o @santanderukhelp pode ter se confundido. É melhor ter uma confirmação de uma fonte oficial antes de seguir o hype, o que nunca é uma coisa boa para ninguém se posteriormente for provado como falso.
Aparentemente não houve pronunciamento do perfil oficial do banco até o momento da escrita.
Recentemente o WeBitcoin noticiou que Peter Brandt, proeminente trader e analista, declarou que a Ripple “é uma versão glorificada do PayPal”. De acordo com ele, o token XRP é um título financeiro, e não uma criptoativo, de forma que os holders precisam ter cuidado com a manipulação da moeda.
Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.