Mastercard libera cartão para compra de NFT através da Coinbase

A Coinbase e a Mastercard uniram forças para promover o crescimento e a adoção de NFTs

Mastercard libera cartão para compra de NFT através da Coinbase

A exchange de criptomoedas Coinbase e a gigante de pagamentos Mastercard se uniram para simplificar a experiência de compra de tokens não fungíveis (NFTs).

Os NFTs se tornaram uma das maiores tendências do mundo dos criptoativos em 2021, com um aumento de 55% nas vendas em relação a 2020, que saíram de 250 para 389 milhões de dólares. E nesse início de 2022, plataformas como OpenSea, já bateram recordes de venda em um dia.

Defensores dizem que os NFTs são uma maneira de compensar de forma justa os artistas que viram sua renda diminuir devido à ampla disponibilidade de mídia online. Os críticos, por outro lado, os veem como outra bolha especulativa no mercado de criptomoedas que está esperando para estourar.

Os NFTs são criptoativos colecionáveis exclusivos que já existem desde 2012. Essas moedas eram simples satoshis, ou seja, pequenas frações de um bitcoin com informações distintas que poderiam conectá-las aos ativos do mundo real. Para a maioria, no entanto, as moedas eram utilizadas para negociar trabalhos artísticos como cards digitais do meme “Rare Pepe” na Counterparty, uma plataforma de negociações peer-to-peer construída na blockchain do bitcoin.

Cada blockchain tem o seu próprio padrão de token não fungível, carteira digital compatível e marketplace. Por exemplo, se você criar NFTs na Binance Smart Chain (BSC), somente poderá vendê-los nas plataformas que possuem suporte para ativos da BSC. Isso significa que você não poderá vendê-los em plataformas como a OpenSea, que é um marketplace baseado na rede Ethereum.

Hoje as pessoas precisam usar criptomoedas para comprar NFTs em plataformas como OpenSea. A Coinbase e a Mastercard estão trabalhando para permitir que os usuários comprem NFTs via cartões Mastercard na próxima plataforma NFT da Coinbase.

Praticidade

A Mastercard disse que comprar NFTs deve ser tão simples quanto comprar uma camiseta online. Mas hoje os usuários precisam primeiro abrir uma carteira de criptomoedas, comprar criptomoedas e depois usá-las para comprar uma NFT em um mercado online.

“Como um passo importante nesta missão, estamos empolgados em anunciar hoje que estamos fazendo parceria com a Coinbase para permitir que as pessoas usem seus cartões Mastercard para fazer compras no próximo mercado NFT da Coinbase”, disse Mastercard.

A Coinbase anunciou seu marketplace NFT em outubro. Ele permitirá que as pessoas cunham e comprem NFTs. Ela recebeu mais de 2,5 milhões de emails buscando se inscrever em seu marketplace, para ter uma noção do tamanho que isso é, o maior marketplace NFT existente, OpenSea, teve cerca de 236 mil endereços de usuários interagindo com ele na mesma época, de acordo com o rastreador de dados DappRadar. A Coinbase é uma investidora no OpenSea.

“A Coinbase era basicamente uma rampa de acesso para cripto para muitos, muitos usuários. Milhões de pessoas conseguiram acessar bitcoin pela primeira vez usando a Coinbase. Então, queremos fazer o mesmo para NFTs com Mastercard, resolvendo os pontos problemáticos, para facilitar ao máximo a compra de um NFT e garantir que seja a melhor experiência do consumidor”.

Disse Prakash Hariramani, diretor sênior de produtos da Coinbase.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8