Max Keiser: “Bitcoin representa uma oportunidade de emancipação para os negros”

Max Keiser gera controvérsia no Twitter ao relacionar Bitcoin com emancipação dos negros norte-americanos

Ontem, 20 de agosto, a figura popular no Twitter Max Keiser declarou acreditar que o Bitcoin representa uma oportunidade única de emancipação para os negros americanos.

A declaração de Keiser insere-se em um contexto de debate a respeito da encarceração em massa de negros nos presídios americanos. Você pode conferir abaixo o Tweet original traduzido.

“#Bitcoin representa a maior oportunidade para os negros nos Estados Unidos emanciparem-se dos inveterados supremacistas brancos que sempre governam o país. #BlackPower ✊🏿”

O tweet de de Max Keizer acompanha um link da National Public Radio (NPR), uma rádio financiada por iniciativa pública e privada nos Estados Unidos. No link é possível encontrar um texto curto que fala sobre o encarceramento negro nas prisões americanas. Confira:

“Os Estados Unidos aprisionam mais pessoas do que qualquer outro país do mundo, e um número desproporcional desses prisioneiros é de negros. Quais são as origens do sistema de justiça criminal dos EUA e como o racismo o moldou? Desde a criação das primeiras penitenciárias em 1800, até os promotores “durões do crime” da década de 1990, os Estados Unidos criaram uma cultura de encarceramento em massa.”

Em crítica direta ao Tweet de Keiser, o site The Daily Hodl explicou que “enquanto Keiser diz que o Bitcoin pode beneficiar um grupo em particular, os defensores das criptomoedas frequentemente descrevem o Bitcoin como uma revolução social com o poder de combater o monopólio do governo em dinheiro, podendo transferir riqueza do 1% para os 99% restantes, incluindo os mais pobres: 25% da população mundial que continua sem sequer possuir uma conta bancária e excluída do sistema financeiro tradicional.”

Recepção

O tweet de Max Keiser gerou reações variadas entre os usuários do Twiter. Enquanto alguns questionavam de que maneira o Bitcoin poderia ajudar de fato na causa, outros apontavam diferentes grupos que também poderiam se ver beneficiados pela popularização do BTC. Também comentários criticando o post de Keiser puderam ser vistos, com um deles em especial chamando a atenção dos usuários: “Garbage” (lixo),  disse o usuário em meio ao debate gerado.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.