Glassnode: Mega baleias do Bitcoin estão se movendo em direção oposta ao resto do mercado

Copia de Contra Capa 4

O mercado de Bitcoin está atualmente observando uma fase de distribuição moderada.

De acordo com dados da empresa de análise de blockchain Glassnode, o comportamento das maiores baleias do Bitcoin mais uma vez se desviou do restante do mercado. O indicador relevante aqui é o “Trend Accumulation Score”, que nos diz se os investidores de Bitcoin estão comprando ou vendendo.

Há principalmente dois fatores que a métrica considera para encontrar essa pontuação: as mudanças de saldo ocorrendo nas carteiras dos detentores e o tamanho dos investidores fazendo tais mudanças. Isso significa que quanto maior for o investidor que fizer uma compra ou venda, maior será o peso dele na pontuação de acumulação de tendência.

Quando o valor dessa métrica está próximo de 1, significa que os detentores maiores do setor estão acumulando agora (ou um grande número de pequenos investidores está exibindo esse comportamento). Por outro lado, o indicador tem um valor próximo à marca zero, sugerindo que os investidores estão exibindo atualmente uma tendência de distribuição.

Este indicador é geralmente definido para todo o mercado, mas também pode ser usado em segmentos específicos de investidores. No gráfico abaixo, a Glassnode exibiu os dados para o Bitcoin Trend Accumulation Score dos vários grupos de detentores no mercado.

Aqui, os investidores do mercado foram divididos em seis grupos diferentes com base na quantidade de BTC que eles estão carregando em suas carteiras: menos de 1 BTC, de 1 a 10 BTC, de 10 a 100 BTC, de 100 a 1.000 BTC, de 1.000 a 10.000 BTC e acima de 10.000 BTC.

Do gráfico acima, é visível que o Trend Accumulation Score para todos esses grupos teve um valor de cerca de 1 nos pontos baixos do mercado de urso após o colapso da FTX em novembro de 2022, sugerindo que o mercado como um todo estava participando de algumas compras pesadas naquela época.

Essa acumulação continuou até a chegada do rally em janeiro de 2023, quando o comportamento do mercado começou a mudar. Os detentores começaram a distribuir durante esse período, vendendo especialmente pesado entre fevereiro e março. Após essa forte distribuição, o rally perdeu força e o preço despencou abaixo de US$ 20.000.

No entanto, esses investidores começaram novamente a acumular quando o preço se recuperou rapidamente e o rally recomeçou. Embora, desta vez, a acumulação tenha sido apenas moderada.

Curiosamente, enquanto o comportamento no mercado havia sido mais ou menos uniforme nos meses que antecederam essa nova sequência de acumulação (o que significa que todos os grupos haviam comprado ou vendido ao mesmo tempo), essa nova sequência de acumulação não teve as maiores das baleias (grupo acima de 10.000 BTC) participando. Em vez disso, esses investidores enormes estavam passando por uma fase de distribuição.

Desde que o Bitcoin ultrapassou o nível de US $30.000 no meio de abril de 2023, os investidores voltaram a vender, exibindo um comportamento moderado de distribuição.

Assim como na fase de acumulação que precedeu essa venda, as baleias acima de 10.000 BTC não se juntaram ao resto do mercado; em vez disso, eles têm acumulado e expandido agressivamente suas carteiras. Esses detentores parecem ter decidido se mover na direção oposta do mercado em geral.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.