Melhores exchanges descentralizadas [2019]

Exchanges descentralizadas

Já pensou em abandonar a escolha principal e usar uma DEX para negociar? Preparamos uma lista das principais exchanges descentralizadas, uma das quais pode se tornar sua nova plataforma de negociação de criptomoeda favorita.

Qual é o pior pesadelo de um profissional? Imagine por um segundo que você acorda em uma conta congelada da carteira, pois sua exchange foi invadida. De vez em quando, as exchanges de criptomoedas centralizadas sofrem ataques, vão à falência ou até desaparecem no ar. Infelizmente, essas coisas acontecem.

Agora, todos aprendemos o básico sobre segurança de blockchain e criptomoeda e, no entanto, muitos de nós mantemos nossos ativos de criptomoeda em carteiras de câmbio, apesar de todos os riscos. Por quê? Porque é conveniente.

Usuários mais sofisticados de criptomoeda transferem continuamente seus preciosos ativos, mas para os traders que lidam com criptomoeda diariamente, não é tão útil.

E se você pudesse negociar criptomoeda peer-to-peer?? Por uma questão de fato, você já pode. Exchanges descentralizadas, ou DEX, foram criadas exatamente para esse fim. Uma Exchange descentralizada é uma plataforma que elimina os intermediários do processo de negociação e permite que seus usuários troquem criptomoeda diretamente entre si.

O que significa que não há procedimentos KYC, um nível avançado de segurança e nenhum regulamento estadual. Ao mesmo tempo, considerando o estágio atual de desenvolvimento, também significa menor liquidez, uma experiência questionável do usuário é uma falta de ferramentas comerciais úteis.

Mas todas as exchanges são diferentes e algumas delas conseguiram superar alguns dos problemas, até certo ponto.

Lista das melhores exchanges descentralizadas em 2019

Depois de se tornar corajoso o suficiente para tentar as DEX, você precisa verificar o que é tendência. Fizemos o trabalho para você e escolhemos várias plataformas que podem competir pelo título da melhor exchange descentralizada em 2019.

Primeiro, vamos mencionar duas plataformas que se destacam das outras da nossa lista.

0x e Kyber Network são dois protocolos blockchain muito populares no espaço moderno de criptomoedas que podem formar um novo futuro para o espaço de exchange descentralizada. Embora elas não sejam exchanges descentralizadas, eles fornecem aos desenvolvedores as ferramentas para criar suas próprias exchanges descentralizadas. Os conceitos desses dois são bastante semelhantes e ambos usam seus tokens ERC20 nativos para estimular seus clientes; existem alguns aspectos que os tornam diferentes.

Muitas exchanges descentralizadas usam um desses dois protocolos para executar suas operações sem problemas.

1 – 0x Protocol

  • Correspondência de ordem off-chain e on-chain
  • Taxas de formadores de mercado ajustáveis
  • Liquidez em rede
  • Variedade de casos de uso de blockchain para empresas
  • Sem trade de Bitcoin

O 0x é um protocolo de código aberto que permite exchanges descentralizadas na blockchain Ethereum e permite o comércio de criptomoedas ERC20 e ERC721, onde qualquer um pode se tornar um matchmaker. A principal diferença do protocolo 0x é que ele executa a correspondência de ordens off-chain, mas o próprio comércio ocorre na blockchain.

O 0x oferece uma ampla gama de soluções para empresas movidas a criptomoedas: mercados para negociação NFT, tokens negociáveis de criptomoeda para mercados de previsão, hospedagem de livros de pedidos, empréstimos descentralizados e mecanismos para stablecoins.

2 – Kyber Network

  • Sistema de reservas que ajuda na liquidez
  • Nenhum book de oferta
  • Desenvolvido por contratos inteligentes
  • Popular entre dapps, wallets e exchanges
  • Sem trade de Bitcoin

Ao contrário de 0x, a Kyber usa contratos inteligentes e reservas para permitir transações de criptomoeda entre usuários e dapps. Essas reservas são necessárias para sustentar alta liquidez. Eles podem ser privados e definir suas taxas eles próprios ou públicos. Além disso, existe uma reserva singular controlada pela Kyber.

A Kyber não usa o modelo de book de ofertas e todas as transações são executadas na blockchain por meio de contratos inteligentes. Wallets, pagamentos de comércio eletrônico, exchanges e outras plataformas financeiras descentralizadas podem integrar a Kyber e se beneficiar da principal exchange descentralizada.

3 – IDEX

idex

  • Modelo híbrido
  • Comércio de tokens ETH
  • Estrutura DAO com três criptomoedas nativas
  • Sem trade de Bitcoin

A exchange de criptomoedas IDEX é descentralizada e opera com tokens Ethereum. É um pouco diferente dos outros devido ao fato de ser executado em cima do Aurora DAO.

O ecossistema do Aurora inclui várias criptomoedas: IDXM, AURA e Boreal, e cada uma delas serve a um propósito separado. Você pode apostar o token AURA do IDEX ou executar um nó AURA e obter uma porcentagem das taxas. IDXM (criptomoeda IDEX) é um token de associação que oferece descontos a seus detentores em transações ou permite que negociem de graça. E, finalmente, o Boreal é uma stablecoin que também permite empréstimos p2p. Os usuários do IDEX são incentivados a obter o token Boreal se quiserem receber um desconto de 5% em suas negociações.

No entanto, todo o conceito por trás da exchange IDEX, apesar de muitas críticas positivas e dos maiores volumes de mercado, é um pouco controverso. Não se pode afirmar que o IDEX seja totalmente descentralizado, porque utiliza o modelo no qual somente a própria exchange pode enviar operações assinadas no Ethereum.

No entanto, ele ainda é considerado um dos melhores aplicativos descentralizados, graças ao seu sistema de árbitros que traz velocidade, alto volume e experiência avançada do usuário com a qual estamos acostumados em exchanges centralizadas.

4 – Waves

wwave

  • Modelo híbrido
  • Corre na criptomoeda Waves
  • Requer o uso da wallet Waves
  • Taxas baixas
  • Funcionalidade avançada
  • Depósitos fiduciários alegados (não é a opção mais barata) e tem trading de Bitcoin

A exchange descentralizada Waves é baseada no uso da criptomoeda Waves e é executada em sua própria blockchain. Além disso, você precisa ter uma conta na wallet da Waves para negociar. O que, de certa forma, deixa toda a parte ‘descentralizada’ para trás, à medida que a plataforma Waves se tornam um controlador em si. Pelo lado positivo, você pode usar os robôs de negociação na Waves, receber juros e trabalhar com a fiat. Comparada a outras exchanges descentralizadas, essa plataforma de criptomoeda é muito intuitiva.

Habilitando transferências peer-to-peer on-chain, a Waves suporta todos os tipos de autorização e criptomoeda: Bitcoin, LTC, ETH, USD e outros.

5 – Bisq

bisq screen1

  • Suporta trading de criptomoeda para fiat
  • Modelo DAO com token BSQ nativo
  • Criptografia de peer-to-peer roteada pelo Tor
  • Ampla gama de métodos de pagamento
  • Opção de trading de Bitcoin
  • Somente aplicativo de desktop, sem versão web

Bisq é uma exchange descentralizada de bitcoin para fiat de código aberto que vem na forma de software de desktop. Como uma exchange descentralizada legítima e não falsificada, a Bisq não mantém Bitcoins ou moedas fiduciárias em seus servidores e não solicita seus dados pessoais. Todos os dados de negociação nunca saem do seu computador (bem, considerando que você está tomando medidas adequadas para protegê-lo contra malware). Basicamente, o Bisq é a plataforma blockchain que conecta os usuários que desejam comprar ou vender criptomoeda.

A interface, como geralmente acontece com essas exchanges, não é o lado mais forte do Bisq. Embora seja intuitivo o suficiente, é muito básico. Outras desvantagens incluem baixo volume e baixa velocidade de transação de criptomoeda. No entanto, é uma das únicas plataformas descentralizadas no espaço blockchain que oferece trocas Bitcoin-fiat, por isso pode valer a pena esperar um pouco mais.

6 – ForkDelta

fork

  • Fork de código aberto do EtherDelta
  • Orientado para a comunidade
  • Lista de tokens a pedido
  • Interface complicada
  • Sem trading de Bitcoin

Tão previsível quanto parece, o ForkDelta surgiu como resultado de um fork. Aparentemente, alguns dos desenvolvedores tiveram discordâncias com os novos proprietários e construíram sua própria exchange, mas desta vez, de código aberto e mais voltados para a comunidade. O motivo pelo qual não adicionamos o EtherDelta à lista é porque não é uma plataforma para iniciantes devido à sua interface complicada e taxas relativamente altas. Por outro lado, os veteranos da blockchain parecem apreciar a plataforma.

Mas vamos voltar ao ForkDelta. Não há taxas para listagens de tokens de criptomoeda e elas adicionam novas criptomoedas diariamente. Apesar das quedas, é uma exchange democrática com o objetivo de construir uma comunidade forte e tem a possibilidade de se transformar em uma exchange altamente competitiva.

No entanto, no momento, a interface da exchange pode ser mais direta e você não pode negociar Bitcoin, assim como muitas outras moedas populares. Além disso, as taxas de negociação não são as mais baixas do mercado.

7 – DDEX

  • Executa no protocolo Hydro
  • Correspondência de ordem off-chain e on-chain
  • Baixas taxas de negociação
  • Cancelamento de pedidos gratuito
  • Somente ETH e ERC20, sem negociação de Bitcoin

O DDEX se descreve como a exchange mais amigável no espaço de criptomoedas e, a julgar pelo feedback, eles têm uma interface do usuário razoavelmente abrangente (embora ainda possa ser um pouco complicada para iniciantes). Foi a primeira exchange construída sobre o Hydro Protocol, que oferece correspondência de pedidos em tempo real e liquidação em cadeia.

Se você deseja negociar Bitcoin, o DDEX não é a exchange para você, pois suporta principalmente o blockchain Ethereum e algumas altcoins populares como EOS, 0x (a propósito, é alimentado por esse protocolo), TRON, BAT. Além disso, você não pode negociar o ERC20 um com o outro, pois ele oferece apenas negociação com o Ethereum. Além disso, como você precisa depender muito do blockchain Ethereum, pode haver atrasos ocasionais na rede.

8 – Newdex

 

  • Maior exchange descentralizada da blockchain EOS
  • Multichain exchange: também suporta a blockchain TRON
  • Taxas de negociação flexíveis
  • “Correspondência e liquidação” em contratos inteligentes

A exchange foi lançada inicialmente no blockchain EOS e suporta uma ampla variedade de tokens EOS. Mais tarde, a blockchain TRON foi adicionada.

Ao contrário da maioria das exchanges descentralizadas, o Newdex possui uma interface muito decente, semelhante à Binance. Depois de fazer login na exchange com sua wallet, você poderá ver sua RAM, CPU e NET, que é um recurso muito necessário quando se trata de transações no EOS. A velocidade da transação é relativamente rápida, embora, quando a rede está sobrecarregada, atrasos também são possíveis. E há um bônus: a exchange realiza regularmente airdrops com os tokens listados.

Além disso, a Newdex implantou contratos inteligentes de “correspondência e liquidação em cadeia”; todos os pedidos correspondentes, liquidação e cadernetas estão disponíveis em cadeia, transparentes, invioláveis ​​e em tempo real, verificáveis ​​para todos.

Conclusão

As exchanges descentralizadas ainda não são as plataformas blockchain mais populares para o comércio de criptomoedas devido ao número de problemas técnicos. Além disso, muitos deles são executados no blockchain Ethereum e não oferecem trading de Bitcoin.

Algumas exchanges, como IDEX ou Waves, que usam o chamado modelo híbrido (e na verdade são apenas parcialmente descentralizados) oferecem uma melhor experiência ao usuário e podem até ser adequadas para iniciantes.

Outras plataformas são boas para necessidades específicas. Por exemplo, a Bisq é útil quando você precisa negociar Bitcoin-fiat. E se você deseja trocar tokens EOS e aproveitar um bom airdrop, deve dar uma olhada mais de perto na Newdex.

A maioria das exchanges descentralizadas oferece uma experiência oo usuário um pouco confusa e os iniciantes provavelmente precisariam de algum tempo para descobrir isso. Mas, quando fazem isso, obtêm segurança, anonimato e independência em trading.

Fonte: blog.lumiwallet

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.