Mercado Bitcoin cancela contrato com Corinthians para criar time de futebol
A maior exchange do país pretende criar um time “descentralizado”; seu modelo de gestão será totalmente diferente do usual.
Mercado Bitcoin e a paixão nacional
Segundo informações do Valor, a exchange Mercado Bitcoin desistiu de seu contrato com o Corinthians. O objetivo seria a criação de um time de futebol, só que dentro dos moldes descentralizados.
A ideia é criar um modelo de gestão baseado em organização autônoma descentralizada (DAO), um modelo empresarial sem sede física e cuja governança é totalmente delineada por seus investidores.
Acredita-se que o time descentralizado será lançado durante a Copa do Mundo, entre 21 de novembro e 18 de dezembro, no Catar.
- Veja também: A Exchange Mercado Bitcoin é o novo patrocinador do Corinthians, um dos clubes de futebol mais populares do Brasil.
Detalhes sobre o projeto
A Mercado Bitcoin anunciou o lançamento de 100 milhões de tokens para o desenvolvimento do clube. Porém, 3,5 milhões de tokens serão distribuídos gratuitamente a seus clientes, que virarão sócios do clube por meio de suas respectivas participações. Cada token será negociado pelo valor inicial de R$ 10.
Sérgio Veiga, diretor de patrocínios da corretora, acredita que a exposição da marca será ampliada por conta da ousada iniciativa. Além disso, a descentralização proposta poderia ser implementada em qualquer outro tipo de empresa.
Um fato curioso é que não haverá distinção salarial entre as equipes masculina e feminina. Espera-se que, em 2023, a comissão técnica já esteja montada. Entre março e junho do ano que vem, jogadores serão selecionados para integrar o sub-21 do clube.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.