Mercado Bitcoin lista tokens da Rootstock e expande ecossistema Bitcoin

MB | Mercado Bitcoin lista três novos tokens da Rootstock e amplia acesso a soluções construídas sobre a rede do Bitcoin
Novos ativos reforçam a oferta de tokens voltados à infraestrutura e sustentabilidade no ecossistema cripto
O MB | Mercado Bitcoin, maior plataforma de ativos digitais da América Latina, anuncia a listagem de três tokens do ecossistema Rootstock (RSK): RIF, RBTC e USDRIF. A iniciativa amplia o portfólio de ativos vinculados à infraestrutura do Bitcoin. Além disso, oferece aos usuários novas possibilidades de investimento, uso e integração com aplicações descentralizadas.
Rootstock e sua arquitetura integrada ao Bitcoin
A Rootstock funciona como uma sidechain do Bitcoin. Em outras palavras, trata-se de uma blockchain paralela conectada à rede principal e capaz de transferir Bitcoin para dentro e para fora. Além disso, o ecossistema aproveita o poder de mineração já existente. Assim, cria uma camada sustentável para aplicações que exigem lógica programável, mas sem demandar energia adicional.
No centro desse ecossistema está o RIF. Ele atua como porta de entrada para os serviços disponíveis e funciona como a chave utilizada para pagar por soluções de infraestrutura, como armazenamento e transferências de valores. Na prática, sua missão é tornar o desenvolvimento de aplicações mais simples. Isso aproxima ainda mais pessoas do universo construído ao redor da RSK.
RIF, USDRIF e a solução de liquidez do ecossistema
Complementar a essa lógica, o USDRIF surge como uma solução de liquidez. Ele possibilita que o usuário utilize RIF como garantia e, em troca, receba USDRIF, token pareado ao dólar. Essa estrutura resolve a necessidade de liquidez sem abrir mão da participação direta no ecossistema. Além disso, a estabilidade é preservada por contratos inteligentes e por um mecanismo de proteção sustentado pelo token RIFPRO.
Responsável por movimentar essa engrenagem, o RBTC cumpre o papel de combustível operacional da rede. Ele mantém paridade de um para um com o Bitcoin. Além disso, é usado para processar contratos inteligentes e pagar taxas de transação. Essa vinculação garante segurança. Como consequência, a execução dentro da Rootstock reflete a solidez do próprio Bitcoin.
Expansão estratégica do MB e impacto no ecossistema
“Com a inclusão dos tokens RIF, USDRIF e RBTC, nós do MB, que atuamos há 12 anos no mercado brasileiro, reforçamos nosso compromisso em conectar os usuários às principais inovações do universo cripto. Além disso, ampliamos o acesso a soluções seguras, eficientes e sustentáveis. Assim, consolidamos nossa posição como referência na oferta de ativos digitais na América Latina”, comenta Fabricio Tota, VP de Cripto Affairs no MB | Mercado Bitcoin.
Quando esses elementos se conectam, o ecossistema se torna ainda mais fácil de visualizar. Cada token resolve uma necessidade específica. Juntos, formam uma estrutura completa que expande o uso do Bitcoin além da função de reserva de valor. Assim, criam um ambiente mais útil, escalável e integrado para usuários e desenvolvedores.