Mercado Bitcoin lança metodologia inédita para estimar valor do Bitcoin

Mercado Bitcoin lança de valuation do Bitcoin

A novidade incorpora análises fundamentadas e machine learning para oferecer aos investidores insights personalizados e maior previsibilidade do comportamento do ativo

O MB | Mercado Bitcoin, maior plataforma de ativos digitais da América Latina, firmou parceria com Alex Nascimento, professor de Blockchain da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Juntos, anunciaram uma iniciativa inédita para analisar o valuation do bitcoin. Essa nova metodologia busca estimar o preço do ativo e guiar, com maior precisão, as decisões dos investidores.

Thiago Fagundes, Diretor de Negócios do MB, liderou o projeto ao lado da equipe de Research da empresa. Além disso, Alex Nascimento coordenou um time multidisciplinar da UCLA. Com esse esforço conjunto, eles construíram uma estrutura completa para avaliação institucional do bitcoin. Dessa forma, o modelo oferece maior previsibilidade sobre seu comportamento e facilita as alocações de gestores.

Detalhes do estudo

Thiago Fagundes destaca que o bitcoin já supera US$ 2 trilhões em valor de mercado. Contudo, não existia uma metodologia clara para avaliar o ativo e estimar preços. “Com nosso estudo, decisões de alocação deixam de depender apenas de metáforas sobre escassez, intuição sobre o timing de mercado ou narrativas que podem não se confirmar”, afirma.

Além disso, com foco em estrutura, comparação e aplicabilidade, a equipe de pesquisa dedicou um ano ao desenvolvimento da metodologia. Eles projetaram o modelo para atender gestores de ativos, tesoureiros e investidores institucionais. A iniciativa também combina modelos fundamentados de valuation e técnicas de machine learning. Outro ponto importante é que a abordagem incorpora seis modelos distintos de avaliação, que vão desde custos de mineração até efeitos de rede. Assim, a integração garante maior aplicabilidade prática.

Aplicações práticas

Na prática, a novidade permite que gestores apliquem funções lógicas, métodos de regressão e ferramentas estatísticas. Dessa forma, o estudo gera insights personalizados, apoia decisões de investimento, fortalece a gestão de riscos e amplia a análise de cenários. “Nosso diferencial não está em um único modelo ou fórmula, mas na capacidade de mapear um panorama completo e propor um caminho para consenso de valor do bitcoin”, ressalta Alex Nascimento. Além disso, os investidores podem comparar metodologias e ajustá-las conforme suas premissas estratégicas, o que torna o processo mais flexível.

Entre o nascimento do Bitcoin e o início da operação do MB são menos de cinco anos de diferença. Crescemos junto com o Bitcoin e ajudamos a impulsionar o desenvolvimento do setor”, afirma Thiago Fagundes. “O aprofundamento deste estudo, juntamente com a metodologia criada em parceria com o time de acadêmicos da UCLA, reforça nosso compromisso de elevar o padrão e levar inovação ao mercado”, finaliza.