Mercado financeiro perde seu otimismo após fim da euforia com contratos futuros

Aparentemente, a euforia proveniente do lançamento de contratos futuros da CME Group e da Cboe diminuiu nesta semana. Visto que ambas as empresas anunciaram o lançamento de futuros, o preço do bitcoin triplicou seu valor em apenas 45 dias. Desde que os mercados de derivados começaram a operar, a quantidade dos produtos futuros tem sido baixa, e tanto as previsões para derivados quanto os preços de mercado do bitcoin caíram consideravelmente.

Mercados de contratos futuros trouxe hype e 45 dias de ganhos em BTC

O mercado de futuros está aqui, mas o entusiasmo que antecedeu estes veículos de investimento foi muito mais emocionante do que hoje. Quando a Cboe lançou seus futuros de bitcoin, chamados de XBT, tanto os mercados spot como os de derivados causaram um aumento no preço. Os contratos de janeiro da CBOE começaram com uma quantidade decente, com 1.583 produtos vendidos. No entanto, o número de contratos do meses seguintes diminuíram para menos de 200 contratos para fevereiro e março. A princípio, os contratos da CBOE atingiram preços bem elevados, chegando a uma alta de $18.650, no entanto, agora os contratos estão com preçoes muito mais baixos, a última negócição do Cboe XBT custou $16.930. Além disso, durante o lançamento da Cboe, os mercados spot tiveram um aumento exponencial e atingiram o valor máximo de $19.650 dólares em exchanges globais.

Leia mais: Lançamento de contratos futuros gera expectativas para 2018

A euforia começa a se dissipar

Logo após o lançamento, o preço do mercado spot começou a cair e se manteve no valor de $18 mil dólares por alguns dias até a CME Group lançar seu mercado de futuros. Apesar dos contratos da CME estarem bem acima do valor de $20 mil dólares para os meses de janeiro a junho, os mercados spot começaram a sofrer uma queda. Em 19 de dezembro o preço do bitcoin (BTC) caiu para menos de $16.000, entretanto, a moeda conseguiu se recuperar para uma média de $16.300 dólares no dia 20 de dezembro. Embora o diretor executivo e presidente da CME Group, Terry Duffy, tenha dito que a empresa tem visto um “aumento no interesse de clientes nos mercados cripto”, assim como a Cboe, a liquidez de contratos futuros da CME tem sido medíocre.

As cotações de futuros baseados em bitcoin da CME tiveram uma queda considerável, de predições de mais de $20 mil para apenas$16.950 dólares para Janeiro. O preço cai ainda mais em fevereiro, com o valor de $16.880, no entanto, para os meses de março e junho, as predições sobem novamente para o valor de $17.275. Todavia, assim como os contratos de venda da Cboe, a quantidade da CME com validade para janeiro é muito maior do que nos meses seguintes. Há menos de cinquenta contratos para fevereiro, março e junho, mas esses números podem mudar conforme nos aproximamos desses meses.

Os derivados de bitcoin tiveram um lançamento precipitado

Os mercados da CBOE são 5 a 8 por cento superiores aos atuais preços de mercado, enquanto os contratos da CME Group para Janeiro são apenas 2 por cento superiores à média global. De acordo com a Associação de Futuros da Indústria (FIA) – um grupo comercial que representa a indústria de derivados – as duas empresas lançaram os futuros de bitcoin “precipitadamente” ao mercado. A FIA ainda acredita que há uma falta de transparência e regulamentação envolvida com as criptomoedas. Por enquanto, existem apenas alguns serviços de corretagem que oferecem produtos derivados de bitcoin, e muitos serviços de corretagem ainda não compreendem claramente sobre como lidar com estes novos veículos de investimento.

O que você acha sobre o fraco desempenho dos mercados de futuros da Cboe e da CME Group? Diga-nos nos comentários!

Fonte: Bitcoin.com

Foto de Andre Cardoso
Foto de Andre Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.

andre.cardoso.btc/