Mercado NFT: volumes atingem recordes no início do ano

Os volumes de negociações do mercado NFT no OpenSea, que é o principal mercado para negociações NFT, aumentaram acentuadamente nos primeiros dias do ano, chegando a níveis recordes

Volumes recordes para o mercado NFT

Em 2 de janeiro, houve um volume de negociações de Ethereum no valor de mais de US $ 243 milhões, de acordo com dados da blockchain divulgados pela empresa de análise, Dune Analytics. Os volumes do mercado NFT atingiram um recorde real, comparado a US $ 170 milhões em, 1º de janeiro e US $ 124 milhões no último dia de 2021.

Este é o terceiro melhor dia de negociação até hoje no mercado NFT da OpenSea, após a alta histórica de quase US $ 323 milhões registrada em, 29 de agosto e os US $ 267,5 milhões em, 30 de agosto também no ano passado.

Em 2021, o volume médio transacionado foi superior a US $ 3 bilhões, com recorde em agosto de US $ 3,4 bilhões.

Mercado em queda

Mesmo diante de um cenário onde, o mercado em geral está passando por uma queda, o mercado de NFTs mostraram sua força, segundo dados da OpenSea, nos primeiros dez dias de janeiro, os volumes negociados já ultrapassaram 2 bilhões, sugerindo um novo mês recorde para o setor de tokens não fungíveis.

Esse fator indica, segundo os especialistas, que um mercado ainda muito imaturo atingiu a maturidade . Até alguns meses atrás, uma queda nos mercados de criptomoedas era seguida por uma queda mais ou menos correspondente nos volumes de vendas de NFT. Agora, essa clara divergência mostra que o mercado de NFT cresceu e agora é capaz de se sustentar por conta própria.

Dragos Dunica, cofundador e diretor de dados da plataforma de análise de blockchain DappRadar, disse em uma entrevista recente que, esse aumento de NFTs depende de fatores fora do mercado de criptomoedas, como a ascensão do Gamefi, o hype em torno do metaverso e o crescente interesse de celebridades em NFTs.

“Todos esses são sinais de que o mercado de NFT está evoluindo e progredindo rapidamente em direção ao seu pico, tornando-o uma perspectiva de investimento atraente, independentemente do desempenho dos preços das criptomoedas no momento”.

Celebridades no mundo NFT

A última a se deslumbrar com os NFTs e seus potenciais desenvolvimentos foi a famosa atriz Reese Witherspoon, que twittou com entusiasmo:

https://twitter.com/ReeseW/status/1480953798013054976?s=20

Em outubro passado, a atriz comprou seu primeiro NFT.

O esporte, o mundo da arte e os jogos, foram os primeiros setores a vincular parte de suas receitas a essa nova forma de comercialização. Mas agora os mundos da moda e do cinema também estão cada vez mais vinculando suas marcas e negócios à venda de tokens não fungíveis.

Portanto, é inevitável que o interesse e os negócios cresçam mesmo sem o impulso dos mercados de criptomoedas.

De fato, de acordo com Dunica do DappRadar, a tendência pode ser drasticamente revertida até 2022. Paradoxalmente, o mercado NFT pode até arrastar o mercado de criptomoedas.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8