Mesmo na Índia as pessoas preferem bitcoin ao ouro

Mesmo na Índia as pessoas preferem bitcoin ao ouro, ainda que os indianos são historicamente grandes investidores em ouro.

Na verdade, estima-se que as famílias indianas possuam mais de 25.000 toneladas de ouro , embora ultimamente o bitcoin também esteja entrando no país.

De acordo com a Chainalysis , somente no ano passado, os investimentos em criptomoedas no país cresceram de cerca de US $ 200 milhões para quase US $ 40 bilhões, um aumento de 20.000% em apenas um ano .

O que é mais surpreendente, no entanto, é que esse aumento incrível ocorreu apesar dos vários esforços do governo e do banco central do país para desencorajar, se não proibir totalmente, os investimentos em criptomoedas.

Então, por um lado, existem instituições tradicionais tentando convencer os cidadãos a não investir em bitcoin, talvez também para tentar proteger o mercado de ouro de alguma forma, enquanto por outro lado, há cada vez mais cidadãos que preferem investir em bitcoin e criptomoedas.

Estima-se que haja agora mais de 15 milhões de investidores em criptomoeda no país, o que é menos do que 23 milhões nos Estados Unidos, mas mais do que 2,3 milhões no Reino Unido. No entanto, com uma população de mais de 1,3 bilhão, o percentual de indianos ativos em criptomercados ainda é muito baixo, 1%.

Desses 15 milhões, a maior proporção parece ser da geração do milênio, e em particular indianos com menos de 35 anos que, de acordo com dados do World Gold Council, são menos atraídos pelo ouro do que as gerações anteriores. Eles também são mais avessos ao risco.

O crescimento do Bitcoin na Índia e a resiliência do ouro

É importante notar que o tamanho do mercado indiano de criptomoeda ainda é pequeno em comparação ao do ouro, mas a tendência de crescimento é retumbante, especialmente depois que a proibição foi declarada inconstitucional em março do ano passado .

Existem várias histórias de índios que pararam de investir em ouro e começaram a investir em bitcoins e criptomoedas, às vezes até endividando-se para especular sobre eles.

Por outro lado, o fato de muitas famílias indianas já possuírem ouro sugere que elas podem estar interessadas em experimentar novas oportunidades de investimento , especialmente se estiverem convencidas de que elas podem trazer retornos significativamente maiores.

Na verdade, o ouro não é um investimento especulativo que pode produzir grandes retornos sobre o investimento em um curto período de tempo, enquanto, infelizmente, muitos investidores estão convencidos de que com as criptomoedas isso é possível em um curto período de tempo e sem muito esforço.

Portanto, em um mercado fundamentalmente otimista, como o mercado de criptomoeda de 2021, a ilusão de ganhos fáceis pode ter levado muitos indianos a mergulhar nas criptomoedas, embora os resultados que eles realmente alcançaram até agora não sejam conhecidos.

Porém, há também outro fator que faz com que alguns indianos prefiram o bitcoin ao ouro, que é a facilidade de compra . O processo de compra de criptomoedas é muito mais simples e acessível a todos, e é fácil fazer pequenas compras online sem verificação.

 

Fonte: TheCryptonomist

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8