Messi adere à criptomoeda ao receber parte da taxa do PSG em tokens

A assinatura do astro do futebol Lionel Messi no Paris St Germain inclui alguns dos tokens de criptomoeda do clube francês, no último endosso de grande nome de novos ativos digitais.

Messi aderi à criptomoeda ao receber parte da taxa do PSG em tokens, o argentino, de 34 anos, deixou o Barcelona espanhol e assinou na terça-feira um contrato de duas temporadas com o Paris St Germain (PSG), do Catar, com opção pelo terceiro ano.

Confirmando uma reportagem exclusiva da Reuters, o PSG disse na quinta-feira que os tokens foram incluídos em seu “pacote de boas-vindas“, que relatos da mídia estimaram em 25-30 milhões de euros (US $ 29-35 milhões). O clube não divulgou a proporção de tokens no pacote, mas disse que o valor é “significativo“.

Os tokens de fãs são um tipo de criptomoeda que permite que os titulares votem em decisões menores relacionadas aos seus clubes. Entre os clubes que vão lançar tokens neste ano estão os campeões da Premier League inglesa, Manchester City, e o italiano AC Milan. O Barcelona, ​​ex-clube de Messi, lançou um no ano passado.

Os tokens são cada vez mais vistos pelos clubes como uma fonte de novas receitas e o Socios.com, que fornece os tokens para o PSG e outros clubes importantes, diz que os tokens geraram quase US $ 200 milhões para seus clubes parceiros em 2021, com o PSG já obtendo receitas do acordo de Messi.

  • Messi aderi à criptomoeda ao receber parte da taxa do PSG em tokens.

Assim como o bitcoin e outras moedas digitais, os tokens de fãs podem ser negociados em exchanges. Eles também compartilham em comum com outras criptomoedas uma tendência de grandes oscilações de preços, levando alguns reguladores a alertar os investidores sobre os ativos digitais.

Ainda assim, várias figuras de negócios e entretenimento de alto nível apoiaram criptoativos, com o chefe da Tesla Elon Musk, o fundador do Twitter Jack Dorsey e o rapper Jay-Z entre aqueles que mostraram apoio ao bitcoin.

O PSG disse que houve um grande volume de negociação de tokens de torcedor após relatos de que Messi estava prestes a ingressar no clube.

Os volumes de negócios ultrapassaram US $ 1,2 bilhão nos dias anteriores à chegada do seis vezes vencedor do prêmio Ballon d’Or de melhor jogador de futebol do mundo.

“Conseguimos nos envolver com um novo público global, criando um fluxo significativo de receita digital”.

Disse Marc Armstrong, diretor de parcerias do PSG.

NOVA TENDÊNCIA

O preço do token de torcedor do PSG subiu esta semana com os rumores do acordo de Messi, com novas vendas gerando cerca de 30 milhões de euros e PSG recebendo uma maioria não especificada desse montante – pelo menos 15 milhões de euros, disse uma fonte com conhecimento do assunto. O PSG não quis comentar.

Os movimentos de preços dos tokens  podem ter pouca conexão com o desempenho ou resultados em campo.

O token do PSG, que tem uma capitalização de mercado de cerca de US $ 52 milhões, subiu mais de 130% em apenas cinco dias em meio a especulações sobre a chegada de Messi a uma alta de mais de US $ 60 na terça-feira. A última queda foi de 10%, para cerca de US $ 40, de acordo com o site CoinMarketCap.

Alexandre Dreyfus, CEO da Socios.com, disse que o PSG está se beneficiando do token e outros clubes podem imitar o acordo com Messi.

“Acredito que isso pode ser o início de uma nova tendência, já que os tokens de torcedor e o Socios.com desempenham um papel cada vez mais proeminente no esporte no mais alto nível”, disse ele.

O PSG conquistou títulos nacionais desde que seus donos com muitos bolsos, o Qatar Sports Investment, assumiram o controle em 2011. Mas eles nunca ganharam a prestigiosa e lucrativa Liga dos Campeões da Europa. Messi ganhou quatro vezes, mais recentemente em 2015.

A chegada do artilheiro do Barcelona, ​​com 672 gols, vai impulsionar as ambições do PSG e deve aumentar as receitas com negócios e vendas de mercadorias.

 

Fonte: Reuters

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8