Metaverso: Iniciativa se mostra cara e gera perdas de US$ 13,7 bilhões para a Meta em 2022
“A iniciativa do Metaverso continua apesar das perdas financeiras.”
A Meta de Mark Zuckerberg enfrentou um revés significativo em sua busca para criar um universo digital, já que seu braço do Metaverso, Reality Labs, perdeu $ 13,7 bilhões em 2022. Isso resultou da perda operacional de $ 4,28 bilhões registrada pela empresa no quarto trimestre do mesmo ano. As perdas foram decorrentes da lenta adoção do Metaverso no ano, causada pela persistência do mercado em baixa.
Meta foi o novo nome dado ao Facebook no outono de 2021, quando Zuckerberg dobrou seus esforços para criar um universo digital onde as pessoas podem trabalhar, jogar, aprender e fazer compras. Apesar das perdas, o CEO não tem planos de mudar sua visão de longo prazo no espaço. Ele acredita que a IA é a principal força motriz por trás do roteiro da empresa hoje, enquanto o Metaverso é o foco principal a longo prazo.
A empresa lançou o Quest Pro no final de 2022, que está sendo apresentado como o primeiro dispositivo de realidade mista mainstream. A Meta também planeja lançar seu fone de ouvido de última geração, “Meta Reality”, e AR Glasses ainda este ano. Zuckerberg acredita que esses dispositivos ajudarão a oferecer experiências sociais melhores do que as possíveis nos smartphones atuais.
Entretanto, espera-se que as perdas para a Reality Labs continuem, com a empresa acreditando que as perdas anuais para a divisão do Metaverso podem aumentar em 2023. Apesar disso, a CFO da Meta, Susan Li, disse que a empresa planeja investir significativamente na área, citando significativas oportunidades de longo prazo.
- Veja também: McDonald’s irá comemorar o novo ano lunar com Inteligência artificial e festa no metaverso