México pode ser o próximo país a ter o Bitcoin como moeda legal

México

O México quer dialogar com ex-CSO da Blockstream para implantar o Bitcoin como moeda legal

Samson Mow, ex-CSO da Blockstream, revelou os planos de adoção do Bitcoin de três jurisdições globais diferentes nesta quinta-feira (07). Um deles inclui o México, onde o presidente do país estendeu um convite a Mow para discutir a possibilidade de tornar o cripto ativo Bitcoin como moeda Legal.

Espalhando a adoção do Bitcoin em todo o mundo

Falando no palco da conferência Bitcoin 2022, Mow explicou como ele passou o último mês trabalhando na “adoção do estado-nação do Bitcoin” desde que deixou a Blockstream. Ele também lançou uma nova empresa de tecnologia Bitcoin chamada “Jan 3”, em homenagem à data em que o bloco de gênese do Bitcoin foi formado.

Durante esse tempo, a influência do programador se espalhou para lugares como Prospera, uma cidade em desenvolvimento de gestão privada na ilha de Roatán em Honduras. O presidente da cidade, Joel Bomgar, revelou que o Bitcoin em Prospera funciona como moeda legal.

Conforme explicação de Bomgar

Isso significa que não há imposto sobre ganhos de capital no Bitcoin, você pode negociar livremente usando Bitcoin e pode pagar impostos e taxas à jurisdição em Bitcoin.

Além disso, a Prospera permitirá que outros municípios em Honduras e corporações fora dos EUA façam a emissão de títulos Bitcoin dentro da jurisdição da Prospera. Eles operarão de maneira semelhante aos títulos Bitcoin planejados por El Salvador, que também foram construídos em colaboração com Samson Mow.

Em segundo lugar, a região autónoma da Madeira em Portugal também planeia “adotar” a criptomoeda. Na sequência do Bomgar, o Presidente da Madeira, Miguel Albuquerque, disse ao público que acredita no futuro e no Bitcoin.

Embora ele não tenha mencionado a moeda legal do Bitcoin, Albuquerque disse que os Bitcoiners não precisam pagar impostos ao comprar ou vender o ativo em sua região. Ele também afirmou que continuará trabalhando na criação de um “ambiente fantástico para o Bitcoin”.

México em um padrão Bitcoin?

Finalmente, a senadora Indira Kempis interveio para atualizar os planos de adoção do Bitcoin no México. Kempis afirmou no mês passado que queria fazer com que a criptomoeda tivesse curso legal no México, em segundo lugar depois de El Salvador.

Embora as chances na época parecessem pequenas, o que ela revelou hoje faz com que as chances de tal mudança pareçam muito mais prováveis. Retransmitindo uma mensagem para Mow do presidente, ela disse que ele gostaria de se sentar com o Bitcoiner para discutir a criação de moeda legal do Bitcoin em todo o México.

A senadora tem estado ocupado apresentando projetos de lei para tornar a inclusão financeira e a educação um direito constitucional para a população mexicana. Ela também está tentando modificar as regulamentações em torno das fintechs e das leis monetárias, resumidas por Mow como uma “lei do Bitcoin”.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_