Microsoft pode estar em negociações para comprar o TikTok

Como seria o TikTok na Microsoft?

Várias fontes estão sugerindo que a Microsoft está negociando a compra do TikTok, o popular aplicativo de vídeo de propriedade da empresa chinesa de tecnologia ByteDance. Uma possível aquisição da Microsoft parece resultar de relatórios de que o presidente Trump ordenaria à ByteDance que vendesse suas operações nos EUA.

O TikTok evoluiu do aplicativo Douyin da ByteDance, voltado principalmente para o mercado chinês, antes de se fundir com o aplicativo musical.ly, que trouxe o TikTok para uma audiência mundial. Desde então, o aplicativo explodiu em popularidade e posteriormente atraiu o olhar incômodo dos legisladores e reguladores dos EUA.

Como o TikTok cresceu em popularidade, o aplicativo foi cada vez mais colocado sob o microscópio devido a preocupações com privacidade e segurança nacional. Em relação à privacidade, o aplicativo já foi pego copiando o conteúdo da área de transferência do iOS, e o CEO do Reddit, Steve Huffman, criticou o aplicativo, chamando-o de “fundamentalmente parasitário”. O TikTok também tem um histórico de práticas controversas de coleta de dados.

“A Microsoft está comprando o TikTok?”

O TikTok também foi pego no meio do caminho entre os EUA e a China e sobre os supostos laços que a ByteDance tem com o governo chinês. O TikTok captura uma quantidade chocante de dados sobre seus usuários e, de acordo com a Lei de Segurança na Internet da China, a ByteDance precisaria render esses dados se o governo chinês solicitasse. Contudo, o TikTok sustenta que seus servidores não são baseados na China e, como tal, não estão sujeitos a essas leis.

O TikTok está sendo analisado pelo Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos (CFIUS), e há rumores de que a ByteDance poderia ser adicionada à Lista de Entidades do Bureau of Industry and Security (BIS). Essa é a mesma lista em que a Huawei se encontrou e significaria que a ByteDance seria cortada da tecnologia e IPs americanos.

————————————————————————————————————————————–

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br

————————————————————————————————————————————–

A aquisição do TikTok pela Microsoft provavelmente ajudaria bastante a aliviar os temores ocidentais de privacidade e segurança nacional. A ByteDance fez suas próprias tentativas de diminuir essas preocupações, incluindo a nomeação do ex-executivo da Disney, Kevin Mayer, como seu CEO e até mesmo a ideia de empresas de investimento americanas comprarem a empresa da ByteDance.

Dada a sua grande popularidade, especialmente entre as multidões jovens, é provável que o TikTok continue sob um holofote controverso, a menos que algo grande aconteça. O TikTok foi banido pela Marinha, Exército e TSA. A equipe da campanha presidencial de Joe Biden foi proibida recentemente de usar o aplicativo em dispositivos pessoais e de trabalho, e a lista poderia continuar.

Fonte: TechSpot

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.