Mídia estatal chinesa: criptomoedas são os ativos de melhor desempenho de 2020
Vários meios de comunicação chineses publicaram histórias sobre como as criptomoedas foram os ativos de melhor desempenho em 2020.
Embora a China ainda classifique o Bitcoin e outras criptomoedas como ilegais, vários meios de comunicação estatais supostamente publicaram relatórios descrevendo-os como os ativos de melhor desempenho desde o início do ano.
Bitcoin e criptomoedas na mídia chinesa
A Agência de Notícias Xinhua deu o tom ontem, citando um relatório da Bloomberg intitulado “criptomoedas estão batendo o ouro como o principal ativo de 2020 até agora.” Além de resumir a narrativa da Bloomberg, a Xinhua acrescentou que as criptomoedas são “instrumentos financeiros descentralizados” e concluiu que se tornaram “a classe de ativos de melhor desempenho este ano”.
Outra cobertura de ativos digitais seguiu hoje na China Central Television (CCTV) – um dos serviços de transmissão mais populares do país. Em um videoclipe de três minutos, a CCTV falou sobre criptomoedas e enfatizou seu desempenho até o momento. Mais especificamente, o clipe se concentrou no aumento de 70% no preço deste ano.
De acordo com um popular comentarista de criptomoedas Dovey Wan, essa “propaganda interessante” se espalhou entre outros veículos, sendo apresentada em todas as “avenidas, jornais, mídia online e TV”. A narrativa anunciada era a mesma – que os ativos digitais têm superado todos os outros instrumentos de investimento.
O CEO da Binance, Changpeng Zhao, comentou que as pessoas podem não entender o significado por trás dessa cobertura, mas “é grande”.
No entanto, Wan levantou uma questão convincente – qual é a real intenção por trás dessa mudança? Afinal, as criptomoedas permanecem proibidas para uso oficial na nação mais populosa do mundo. Ela especulou que essa cobertura pode ter algo a ver com a moeda digital do banco central chinês que está sendo testada.
China por trás da bomba de preço?
O verde ontem dominou o universo cripto com o valor total de mercado aumentando em cerca de US$ 20 bilhões desde ontem.
Historicamente, notícias e anúncios da China sem dúvida impactaram os preços. Como tal, não seria uma surpresa que a cobertura da mídia de dois dias promovendo criptomoedas como os ativos de melhor desempenho em 2020 afetou o mercado em certa medida.
No final de 2019, o presidente Xi Jinping instou o país a acelerar a adoção do blockchain. Nas horas seguintes, o universo cripto experimentou algumas de suas bombas de preço mais impressionantes da história. O Bitcoin sozinho disparou 42% em horas.
Menos de um mês depois, as autoridades do país esclareceram que ser pró-blockchain não significava uma atitude positiva em relação às criptomoedas. Depois de reafirmar que os ativos digitais ainda são ilegais, seu valor despencou em resposta.
Fonte: cryptopotato
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.