Mineração de Bitcoin: Máquinas apreendidas em Kosovo

Depois que o governo de Kosovo proibiu a mineração de criptomoedas, a polícia confiscou equipamentos de mineração

Mineração de Bitcoin: Máquinas apreendidas em Kosovo

Polícia de Kosovo confisca mais de 300 máquinas de mineração de bitcoin na repressão, e segundo o governo, a repressão economizará “dezenas de milhares de euros por mês”.

Em Mitrovica Sul, 67 máquinas mineradoras de criptomoedas foram confiscadas, a polícia disse ter identificado o local em um apartamento onde os investigadores encontraram um suspeito em “atividade ilegal”. Em outro local perto de Podujeve, a polícia também apreendeu equipamentos de mineração de criptomoedas.

“Toda a ação ocorreu e terminou sem incidentes”. Disse o ministro do Interior, Xhelal Svecla.

Segundo Hekuran Murati, ministro das Finanças, estima-se que o consumo de energia da mineração de Bitcoin a cada mês seja equivalente ao de 500 casas, com uma perda avaliada em torno de € 60.000 a € 120.000 euros.

“Não podemos permitir o enriquecimento ilegal de alguns, às custas dos contribuintes”, disse Hekuran Murati.

A nova apreensão elevou para 342 o número total de plataformas de mineração confiscadas desde que os ataques contra os mineradores começaram no início desta semana. A repressão começou depois que o governo em Pristina suspendeu todas as operações de mineração na terça-feira, citando o crescente déficit de energia nos meses frios de inverno.

Mas Arber Jashari, especialista jurídico do Kosovo, disse ao BIRN:

“Não há base legal suficiente para a proibição da mineração de criptomoedas, considerando que nenhuma lei especial regula essa questão”.

Embora o governo tenha a base legal para tomar medidas restritivas sobre eletricidade, parece não haver uma estrutura legal para proibir a mineração de criptomoedas. Pristina disse em outubro que havia elaborado um projeto de lei sobre criptomoedas que o parlamento deveria adotar até o final do ano passado. A legislação ainda está pendente no entanto.

A crise energética no Kosovo se agravou depois que uma unidade de produção de uma das duas principais usinas deixou de funcionar e levou o governo a introduzir reduções de energia em dezembro. A crise surge também como resultado do aumento dos preços globais de importação e do aumento da demanda.

Nos últimos meses, várias outras nações também expressaram preocupação sobre quedas de energia relacionadas à mineração, incluindo Irã e Cazaquistão .

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8