Mineração ilegal de Bitcoin é descoberta na Ucrânia

Operação estava escondida em prédio vazio dentro da ferrovia estatal do país

Uma operação ilegal de mineração de Bitcoin foi encerrada na cidade de Ternopil, na Ucrânia. A informação foi passada por meio de um comunicado da Ukraliznytsia, empresa ferroviária estatal do país.

A mina teria sido instalada em um prédio vazio de propriedade da Ukraliznytsia. O CEO da empresa, Oleg Nazaruk, disse em um post no Facebook que uma investigação foi aberta e três funcionários da ferrovia estão sendo interrogados pelas autoridades sobre seu envolvimento.

Segundo Nazaruk, a instalação de mineração ilegal de Bitcoin na ferrovia consistia em, aproximadamente, cem equipamentos separados de computador. As máquinas estavam conectados à rede elétrica da Ukraliznystia, custando à empresa US$ 40 mil em taxas de eletricidade.

A “emissão e circulação” de criptomoeda é proibida em território ucraniano, de acordo com a Ukraliznystia, que citou a lei local com base no Banco Nacional da Ucrânia. A mineração de criptomoeda, no entanto, continua sendo uma prática popular entre aqueles que buscam obter lucro, dados os custos de energia relativamente baixos no país europeu.

Casos de mineração ilegal de Bitcoin são abundantes em toda a Europa Oriental. Um deles, relatado recentemente pela Newsweek, envolveu um engenheiro russo, Denis Baykov, que usava energia do Centro Nuclear na cidade de Sarov para extrair Bitcoin. Tudo indica que Baykov minerava criptomoeda desde o início de 2018, usando equipamentos e eletricidade do Centro. A penalidade foi uma multa relativamente pequena, de aproximadamente 450 mil rublos, ou cerca de US$ 7 mil.

Não está claro que tipo de penalidade os trabalhadores ferroviários da Ucrânia irão sofrer, mas eles podem querer conversar com o advogado de Baykov.

* Imagem de tommy pixel por Pixabay
Fonte: Decrypt

Foto de Simone Gondim
Foto de Simone Gondim O autor:

Jornalista, revisora e roteirista, apaixonada por tecnologia e especializada em conteúdo.

https://www.instagram.com