Mineradores de Bitcoin do Texas voltam a ficar online após onda de calor

Onda de calor prejudicou a mineração de Bitcoin no Texas, que havia sido desligada na última semana.
Onda de calor prejudicou a mineração de Bitcoin no Texas. Imagem: Reprodução.

Mineração de Bitcoin no Texas havia sido desligada na última semana

Informações publicadas originalmente pela Reuters relatam que as operações de mineração de Bitcoin em grande escala no Texas estão novamente online. Isso se deu depois que as temperaturas sufocantes que causaram o aumento do uso de eletricidade levaram a cortes de energia no início do mês, disse um grupo do setor na terça-feira.

Todos os principais mineradores de Bitcoin, que usam supercomputadores de uso intensivo de energia para minerar criptomoedas, interromperam as operações na semana passada, quando as temperaturas subiram no estado do Texas e a demanda de energia atingiu os valores máximos de todos os tempos, enquanto moradores e empresas ligavam seus condicionadores de ar.

“Os mineradores estão todos de volta há vários dias”, disse Lee Bratcher, presidente do Texas Blockchain Council. “ERCOT está de volta ao modo de operação normal com mais de 3.000 megawatts (MW) de capacidade ociosa na rede.”

Essas empresas gerenciam vários supercomputadores de uso intensivo de energia necessários para minerar Bitcoin. Combinado com a onda de calor, isso pode causar problemas na rede elétrica do estado e deixar a população com um fornecimento de energia instável.

O operador de energia do estado – o Electric Reliability Council of Texas (ERCOT) – monitora a atividade dos mineradores locais de Bitcoin e disse que essas empresas são obrigadas a desligar suas máquinas em caso de condições tão extremas.

A organização estima que essas empresas poderiam aumentar sua demanda de eletricidade em até seis gigawatts até meados do próximo ano, o que seria energia suficiente para abastecer todas as casas em Houston.

Espera-se que o uso de energia no Texas bata recordes novamente esta semana, já que a persistente onda de calor mantém os condicionadores de ar ligados.

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.