Mineradores questionam eficácia da Numiner NM440
Equipamento promete uma eficiência altíssima em mineração de Bitcoin; mineradores acreditam que a história não é bem assim.
Polêmica
A empresa Numiner, responsável pela criação de hardware especializado em mineração de criptomoedas, recentemente anunciou o lançamento da NM440, uma ASIC miner capaz de minerar Bitcoin (BTC) por meio de um hash rate impressionante de 440TH/s.
Além disso, a companhia alega que seu equipamento não é apenas o mais poderoso do mundo, mas o mais ecologicamente correto. Seu custo energético por TH/s seria 38% menor que o de outros dispositivos concorrentes.
É possível conferir, no site da fabricante, comparações entre a NM440 e outros dispositivos: a máquina da Numiner faria algo em torno de 1,1 BTC por ano, enquanto a S19 XP, da Bitmain, faria algo em torno de 0,35 BTC por ano (com uma velocidade de 140 TH/s).
Ceticismo
Alejandro De La Torre, membro da pool de mineração Poolin, publicou em seu Twitter a respeito do ousado lançamento:
“Nunca ouvi falar sobre estes caras.”
never heard of these guys before https://t.co/CqbIPBJZzW
— Alejandro De La Torre (@bitentrepreneur) February 4, 2022
De La Torre não foi o único a questionar tamanha eficácia do dispositivo de mineração: a Luxor Mining parece bem cética:
“Piadas à parte sobre a Numiner NM440: quando vimos o pedido da Gryphon ontem, nós estávamos bastante céticos, mas demos o benefício da dúvida ao equipamento devido ao press release emitido pela Gryphon. Dito isso, há muitas bandeiras vermelhas para considerarmos o NM440 como um produto legítimo.”
Jokes aside regarding the NuMiner NM440: When we saw Gryphon’s preorder yesterday, we were highly skeptical but gave the rig the benefit of the doubt due to Gryphon’s press release.
That said, there are too many red flags for us to regard the NM440 as a legitimate product.
— Luxor Mining (@LuxorTechTeam) February 4, 2022
A Luxor também afirma que as especificações técnicas são altamente questionáveis, bem como os trabalhos publicitários publicados pela merca.
A Gryphon solicitou a compra de 60 mil unidades da Numiner NM440 na última quinta-feira (3). Se o equipamento é legítimo ou não, a empresa certamente informará quando tudo for colocado à prova.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.