Ministério da Economia da Alemanha quer combater sonegação fiscal com blockchain
Governo alemão quer impedir grandes esquemas de sonegação utilizando tecnologia blockchain
O ministério de assuntos econômicos da Alemanha (BMWi) está planejando lutar contra a sonegação de impostos utilizando tecnologia blockchain.
Após o grande esquema de sonegação fiscal europeu, conhecido como CumEx-Files, o BMWi sugeriu que a tecnologia de registros distribuídos (DLT) é capaz de tornar o sistema fiscal mais eficiente em termos de prevenção de fraudes.
Descoberto em 2017, o CumEx-Files é um esquema de fraude fiscal que foi utilizado por uma rede de bancos, acionistas e grandes advogados de tesouros europeus na especulação com impostos sobre dividendos. Como resultado deste esquema, a economia alemã foi a que mais sofreu, perdendo cerca de US$63 bilhões no processo.
O secretário do parlamento do BMWi, Christian Hirte, declarou que o lançamento de tecnologia blockchain pode garantir que as taxas sejam rastreáveis a qualquer momento.
De acordo com o Ministério das Finanças, mais de US$5 bilhões foram lavados por meio de um “buraco de minhoca” na regulamentação fiscal alemã só antes de 2012.
No início de novembro, o departamento fiscal da Tailândia revelou planos para rastrear pagamentos de impostos utilizando DLT e machine learning, especificamente pretendendo verificar a validade dos pagamentos e para poder acelerar o processo de reembolso fiscal.
Fonte: The Cointelegraph