Ministério russo diz que não há lugar para criptomoedas no comércio de petróleo

O Ministério das Finanças russo colocou em dúvida as conversas sobre o país vender petróleo por cripto, mas afirma que os tokens movidos a blockchain podem desempenhar um papel alternativo nos negócios de exportadores de menor escala.

Cripto Oil
O ministério atualizou um projeto de lei, originalmente lançado em fevereiro, que busca legalizar e regular o setor de ativos digitais com uma cláusula que permitiria que comerciantes internacionais fizessem e recebessem pagamentos de criptomoedas. Alguns especularam anteriormente que esta cláusula poderia permitir que exportadores estatais de energia aceitassem pagamentos de moedas e tokens digitais por petróleo e gás.

De acordo com a RTVI, Ivan Chebeskov , chefe do departamento de política financeira do Ministério das Finanças , a Rússia não tem planos de fazer negócios em bitcoin (BTC) ou outras moedas, embora esteja feliz que as empresas do setor privado usem moedas em troca contratos no estilo.

O ministério declarou anteriormente que deseja classificar os ativos digitais como uma classe de ativos e não como meio de pagamento. Como tal, a criptomoeda, sob as propostas do ministério, seria protegida por direitos de propriedade e não poderia ser usada em contratos financeiros convencionais. Ele só poderia ser usado em acordos comerciais do tipo troca, em que as moedas são trocadas por bens e serviços.

As exportações de petróleo, no entanto, parecem estar fora da mesa.

image 69
Mas os comentários de Chebeskov parecem ter posto fim a essa conversa. Ele, no entanto, alegou que o Banco Central cripto-cético estava agora preparado para permitir que empresas russas fizessem negócios internacionais em moedas digitais ou tokens. Mas, como relatado anteriormente , o banco insistiu que só dará às empresas a luz verde para iniciar o comércio com criptomoedas se puderem garantir que as moedas sejam mantidas fora da economia russa.

Chebeskov foi citado como afirmando:

Nosso trabalho é dar às empresas russas uma alternativa com tokens e moedas digitais, e não dizer que agora a Rússia vai usar ativos digitais para pagar tudo. Não se trata de negócios realizados pelo Estado. Trata-se apenas de negócios privados. E o petróleo provavelmente não será vendido por bitcoin devido aos grandes volumes envolvidos.

Chebeskov acrescentou que o comércio baseado em ativos digitais só é possível no caso de contratos relativamente pequenos e com países amigos que estão abertos ao uso de criptomoedas em acordos comerciais.

O ministério atualizou um projeto de lei, originalmente lançado em fevereiro, que busca legalizar e regular o setor de ativos digitais com uma cláusula que permitiria que comerciantes internacionais fizessem e recebessem pagamentos de criptomoedas. Alguns especularam anteriormente que esta cláusula poderia permitir que exportadores estatais de energia aceitassem pagamentos de tokens e moedas digitais por petróleo e gás.

image 68
O ministério declarou anteriormente que deseja classificar os ativos digitais como uma classe de ativos e não como meio de pagamento. Como tal, a criptomoeda, sob as propostas do ministério, seria protegida por direitos de propriedade e não poderia ser usada em contratos financeiros convencionais. Ele só poderia ser usado em acordos comerciais do tipo troca, em que as moedas são trocadas por bens e serviços.

Mas os comentários de Chebeskov parecem ter posto fim a essa conversa. Ele, no entanto, alegou que o Banco Central cripto-cético estava agora preparado para permitir que empresas russas fizessem negócios internacionais em tokens e moedas digitais. Mas, como relatado anteriormente , o banco insistiu que só dará às empresas a luz verde para iniciar o comércio com criptomoedas se puderem garantir que as moedas sejam mantidas fora da economia russa.

Chebeskov acrescentou que a criptomoeda era uma ferramenta ineficaz para os esforços de evasão de sanções, afirmando:

Por que os americanos disseram que tentarão impedir os russos de usar plataformas de criptografia? Porque, de fato, todas as criptomoedas públicas são muito fáceis de rastrear. Eles não são muito opacos: isso é um mito.

Fontes de pesquisa: Crypto News, RTVI e Bloomberg.

Foto de Bruno Rocha
Foto de Bruno Rocha O autor:

Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.