Ministro alemão apoia o lançamento do euro digital

Alemanha se movimenta a favor do euro digital

Olaf Scholz, ministro das Finanças e vice-chanceler da Alemanha, revelou que apoiaria o lançamento de um euro digital, que presumivelmente seria uma criptomoeda baseada em blockchain.

De acordo com a revista alemã WirtschaftsWoche, Scholz observou que a emissão de uma moeda digital não deve ser deixada para países como China, Rússia ou Estados Unidos, nem para empresas privadas como o Facebook, que planeja lançar Libra no próximo ano. .

Mostrando seu apoio a um euro digital, Scholz afirmou:

“Esse sistema de pagamento seria bom para o centro financeiro da Europa e sua integração no sistema financeiro mundial.”

No mês passado a Alemanha aprovou uma estratégia de blockchain definida para bloquear o lançamento do Libra do Facebook e de qualquer outra moeda paralela. Para Scholz, um elemento central da soberania do Estado “é a emissão de uma moeda”, uma tarefa que não será deixada “para empresas privadas”.

Parte da estratégia da blockchain proposta da Alemanha envolve a criação de uma estrutura para startups de criptomoedas no país. O Bitbond em maio de 2019, lançou a primeira oferta de token de segurança regulamentada (STO) na Alemanha.

As autoridades na Alemanha esperam que a estratégia de blockchain ajude as startups de criptomoedas locais a terem vantagens competitivas sobre suas contrapartes estrangeiras.

Há, no entanto, pouca informação sobre como uma blockchain alemã administrada pelo governo incentivará participantes privados.

Na semana passada, Jay Powell, presidente do Federal Reserve dos EUA, foi convidado por dois congressistas a considerar o desenvolvimento de uma moeda digital nacional, um dólar digital. Há rumores de que a China esteja pronta para lançar sua própria moeda digital também.

A Venezuela lançou sua criptomoeda lastreada em petróleo, o Petro, no ano passado, enquanto o Irã lançou uma criptomoeda lastreada em ouro chamada PayMon.

Fonte: CryptoGlobe

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.