Ministro das finanças da França ressalta a importância das criptomoedas
Durante a cúpula do G20 realizada nesta semana, em Buenos Aires, o Ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire, ressaltou a importância que o bitcoin e as criptomoedas têm na economia mundial. Le Maire apontou que a França, junto com a Alemanha, solicitaram que as criptomoedas fossem acrescentadas à pauta do G20.
Leia mais: Japão adverte que Binance deverá adquirir licença para continuar suas atividades no país
O ministro revelou que a França começará a trabalhar em regulamentações para criptomoedas antes que o resto do mundo o faça, em um esforço para colocar a Europa na vanguarda da economia digital. O G20 pediu que mais regulamentações sobre criptomoedas tomassem forma até julho deste ano, dando uma aparente confirmação de que uma investida contra as criptos está fora de questão.
Le Maire, assim como muitos outros líderes mundiais, acrescentou que as moedas digitais podem ser utilizadas em atividades ilícitas. Contudo, ele ressaltou que acredita veemente que esta tecnologia é muito positiva para cada país. Para que isso aconteça, o ministro francês afirmou que regulamentações são necessárias, e a Europa liderará este processo.
Conforme publicado pelo Criptomoedas Fácil, o ministro não descartou a possibilidade de bancos centrais emitirem suas próprias criptomoedas – uma ideia que tem sido amadurecida pelos bancários ao redor do mundo. Caso isso ocorra, Le Maire acrescentou, elas virão após uma regulamentação do setor.
O ministro francês salientou sua crença no sentido de que a tecnologia financeira é crucial para que o mercado se desenvolva da melhor forma possível. De acordo com suas palavras, as criptomoedas fazem parte deste desenvolvimento. Ele afirmou:
“Nós concordamos que cripto ativos podem ser muito interessantes para todos. E nós – obviamente – somos favoráveis à tecnologia blockchain, que é capaz de fornecer um ótimo suporte aos ativos financeiros, seja na Europa ou em qualquer outro lugar do mundo. Somos favoráveis a estas tecnologias, mas nós queremos que elas sejam seguras, sendo necessário definir claras medidas a serem adotadas para sua regulamentação.”
Leia mais: Dietbitcoin: irmão de Pablo Escobar cria sua própria criptomoeda
As palavras do ministro francês estão em aparente alinhamento com as do Ministro da Economia da Espanha, Román Escolano Olivares, que alegou durante a cúpula do G20 que não vê as criptomoedas como uma ameaça ao sistema financeiro global, revelando que a União Europeia não aguardará um acordo global para regular as criptos.
Le Maire anunciou uma força-tarefa dedicada às criptomoedas no início deste ano, liderada por um antigo líder do banco central. À época, ele declarou:
“Nós queremos uma economia estável: rejeitamos os riscos de especulação e as possíveis diversificações financeiras vinculadas ao bitcoin. Eu confiei a Jean-Pierre Landau, o ex-vice-presidente do Banque de France, uma missão relacionada às criptomoedas.”
Leia mais: 7 sites de comparação de criptomoedas que desejam desbancar o Coinmarketcap
Fonte: CCN
Edição: WeBitcoin