Ministro das Finanças da Índia é severo com criptomoedas durante discurso
Arun Jaitley, ministro das finanças indiano, disse hoje que o governo não considerará criptomoedas legais, reafirmando os comentários feitos por ele no ano passado.
Conforme uma transcrição publicada pelo LiveMint, Jaitley – durante um discurso anual sobre orçamentos – reiterou sua visão política sobre criptomoedas e afirmou que o governo tomará “todas as medidas cabíveis” contra o uso desta tecnologia para fins ilegítimos.
Ele também comentou sobre proibir o uso das criptomoedas como parte de um sistema de pagamento, embora significado disso na prática ainda não esteja claro, tendo em vista as regulamentações pendentes do governo.
Leia mais: Bitcoin abaixo de $9700 após Índia comunicar que não reconhecerá criptomoedas
Jaitley afirmou:
“O governo não considera as criptomoedas como moedas legais e tomará todas as medidas cabíveis para eliminar o uso de criptoativos para financiar atividades ilegais, ou como parte de um sistema de pagamento.”
No início de dezembro, Jaitley disse que o governo indiano estava trabalhando em recomendações para regular as criptomoedas, quando se deu conta de que não existem regras no tocante às moedas digitais. O governo criou um comitê com o banco central e vários outros departamentos do governo para estudar possibilidades de regulamentação.
“A posição do governo é clara, nós não reconhecemos as criptomoedas como moedas legais atualmente,” disse o ministro das finanças na ocasião.
Em contraste aos seus comentários envolvendo criptomoedas, Jaitley falou sobre a tecnologia blockchain de forma mais positiva no discurso desta quinta-feira, salientando seu uso para gravar transações ou dados sem requerer uma plataforma intermediária.
“O governo explorará o uso de tecnologia blockchain proativamente, introduzindo-a em uma economia digital,” afirmou o ministro.
Os comentários fizeram surgir o temor de que a Índia baniria as criptomoeads de forma imediata, contudo, resta aguardar para ver quais medidas o governo indiano adotará após os comentários de seu ministro das finanças.
Leia mais: Kodak adia ICO, futuro é incerto
Fonte: CoinDesk
Edição: Webitcoin