Ministro do Japão: Coronavírus pode impactar a economia global

Ministro da Economia do Japão disse que o coronavírus já está afetando a economia global

O surto de coronavírus na China e sua disseminação contínua podem já estar afetando a economia local e até global. Em uma declaração recente, o ministro da Economia do Japão disse que acredita que os lucros corporativos e a produção industrial já estão sofrendo sérios impactos. E enquanto os principais índices estão registrando perdas em geral, o Bitcoin e o ouro continuam aumentando.

Coronavírus pode afetar diretamente o PIB do Japão

O ministro da Economia do Japão, Yasutoshi Nishimura, declarou recentemente que o surto de coronavírus está causando sérias ameaças à economia global. Em nível local, ele disse que está muito preocupado, principalmente quando se trata de turismo. Os turistas chineses representam 30% das pessoas que visitam o Japão. Como tal, obstáculos de transporte e cancelamentos estão entre as principais preocupações do ministro. Se as cidades afetadas da China permanecerem fechadas, Nishimura teme que isso tenha consequências mais negativas para a economia japonesa:

“Se essa situação demorar muito, estamos preocupados que isso possa prejudicar as exportações, a produção e os lucros das empresas japonesas por meio do impacto no consumo e produção chineses.”

Segundo Hideo Kumano, economista-chefe do Dai-ichi Life Research Institute, o declínio dos turistas chineses pode diminuir o crescimento do PIB do Japão em 0,2%. Além disso, ele também está preocupado que isso possa impactar negativamente os próximos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

Alguns dos nomes mais notáveis das indústrias automotivas têm operações em Wuhan – o epicentro do vírus. Os gigantes japoneses Nissan e Honda estão entre eles, de acordo com um relatório recente. Aparentemente, a Nissan planeja evacuar funcionários da cidade, enquanto a Honda já está no processo de fazê-lo.

Como a economia global já está sendo afetada?

O índice de ações do Japão mais comum – o Nikkei 225 já está sentindo um efeito adverso, com uma queda de 2,9% em um dia inteiro. Outros índices asiáticos estão apresentando desempenho igualmente ruim. O índice SET da Tailândia caiu com a mesma porcentagem, enquanto o KOSPI da Coréia do Sul caiu 3,2%. Os principais índices internacionais, como o FTSE100, também estão registrando pequenas perdas.

Ao contrário disso, Gold e Bitcoin estão percebendo aumentos de preços. A subida do metal precioso vem com 1,28% nos últimos dias de negociação. A maior criptomoeda registra uma ascensão ainda mais alta de mais de 8% desde ontem.

BTCUSDXAUUSD

Como sustentam as teorias econômicas populares, o ouro geralmente é o ativo financeiro obrigatório sempre que os mercados globais sofrem um impacto. No entanto, o metal precioso pode ter alguma concorrência dessa maneira. Até agora, o Bitcoin demonstrou uma correlação negativa com os mercados tradicionais e pode ser que os investidores o considerem um hedge em tempos de incerteza econômica.

Fonte: CryptoPotato

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.