Ministro de Gibraltar quer fazer regulamentação balanceada de criptomoedas
Objetivo, segundo a autoridade, é restaurar a confiança no mercado descentralizado; tendência de baixa afetou a credibilidade dos ativos.
Gibraltar gosta de criptomoedas
De acordo com informações do Blockworks, o pânico gerado pela queda no valor dos principais criptoativos do mercado feriu a confiança dos investidores. Porém, Albert Isola, ministro de Serviços Financeiros e Digitais, quer mudar o cenário no país por meio de uma regulamentação “balanceada”:
“Um dos problemas-chave que vivemos atualmente é, talvez, a falta de confiança. Quando pessoas começam a perceber que cripto e o espaço são voláteis e sujeitos a flutuações, assim como os serviços tradicionais de mercado, você começa a pensar como isso acontece e tudo gira em torno de confiança.”
Para tentar restaurar a confiança no mercado, Isola sugere uma regulamentação equilibrada dos ativos digitais e projetos blockchain. Sua visão para o futuro parece otimista:
“Acredito que, em períodos desafiadores como este, a regulamentação mostra sua importância. Regulamentações precisam tornar-se melhores, não piores.”
Ambiente amigável
O governo de Gibraltar se define como um “hub amigável” para a implementação de criptomoedas e projetos blockchain em geral. Foi um dos primeiros a implementar um sistema de licenciamento de projetos, em meados de 2018.
Além disso, o governo criou mecanismos para evitar manipulações de preços. Para tanto, ele solicita que as companhias descentralizadas respeitem os mercados dos quais fazem parte e que façam monitoramento constante para diagnosticar comportamentos estranhos.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.