Ministro da Ucrânia diz que cripto é uma “ferramenta essencial”
Criptomoedas são bastante utilizadas para garantir a defesa do país contra a investida russa.
Moedas digitais e guerra
Segundo Alex Bornyakov, ministro de transformação digital da Ucrânia, as criptomoedas se tornaram um instrumento essencial para garantir fundos de emergência e sustentar as linhas de defesa contra a Rússia.
Bornyakov tweetou que, apesar da tendência de baixa, o mercado cripto continua forte e garante diversas vantagens em relação aos ativos fiduciários:
“Apesar do “bear market”, cripto virou uma ferramenta essencial na defesa da Ucrânia, provendo flexibilidade e velocidade que literalmente salvou a vida de nossos soldados. Cada “inverno cripto” leva a uma primavera, mas a indústria chegou para ficar.”
A publicação do ministro foi inspirada num artigo publicado pelo jornal The Kyiv Independent, que alega que a queda nos preços não freou a comunidade. Na verdade, levantadores de fundos criaram meios cada vez mais criativos para levantar dinheiro à causa ucraniana.
Sobre o conflito Rússia x Ucrânia
A guerra foi iniciada no dia 24 de fevereiro. Para tentar resistir contra a investida russa, o governo ucraniano foi às redes sociais para pedir ajuda humanitária. Usuários de ativos digitais uniram forças para doar milhões de dólares em tokens financeiros.
Toda a verba é utilizada para comprar munições, mantimentos, remédios, drones de combate e acessórios de proteção balística.
Moedas digitais podem ser negociadas livremente e sem a necessidade de aprovação governamental. Com isso, as transações são executadas de maneira muito mais rápida, barata e privada.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.