Ex-secretário do Tesouro Mnuchin bloqueou tentativa de Trump de banir Bitcoin em 2020
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, quase baniu o Bitcoin em 2020, mas o ex-secretário do Tesouro Mnuchin o impediu.
O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, quase baniu o Bitcoin em 2020, de acordo com Mike Brock, CEO da TBD, uma divisão da empresa fintech de Jack Dorsey, Block Inc.
Em uma postagem de 18 de julho na plataforma de mídia social X (anteriormente Twitter), Brock afirmou:
“Trump tentou banir o Bitcoin em 2020, até que Steve Mnuchin e um grupo de pessoas na administração atrasaram seus desejos, para preservar a competitividade e a inovação americanas.”
Mnuchin serviu como o 77º Secretário do Tesouro dos Estados Unidos durante a presidência de Trump. Na época, Trump era um grande crítico dos ativos digitais e havia declarado publicamente que não era “fã do Bitcoin e outras criptomoedas, que não são dinheiro e cujo valor é altamente volátil e baseado no ar.”
A declaração de Brock vem em meio à recente mudança de Trump em direção à emergente indústria cripto, onde ele está ganhando forte apoio. Ele também tem conquistado apoio no Vale do Silício por sua postura progressista em relação à tecnologia.
Enquanto alguns stakeholders, como o CEO da Messari, Ryan Selkis, e a CEO da Ark Invest, Cathie Wood, o apoiaram, céticos como Brock permanecem.
De acordo com Brock, Trump não se importa com o Bitcoin e só vê o apoio do setor “como uma vitória fácil de arrecadação de fundos e de eleitores.” Ele acrescentou:
Quando questionado se a visão de Trump sobre criptomoedas poderia ter evoluído, Brock discordou, afirmando:
“Trump não acredita em nada além de si mesmo.”
A perspectiva de Brock se alinha com Arthur Hayes, cofundador da exchange BitMEX, que recentemente alertou que a recente postura pró-cripto de Trump era falsa.
Hayes afirmou:
“Estou desapontado que muitos especialistas em criptomoedas que deveriam saber mais agora estão cegamente organizando arrecadações de fundos elegantes para a campanha de Trump. Trump é um político astuto, ele dirá qualquer coisa a qualquer pessoa para ser reeleito. Uma vez no cargo, qualquer coisa relacionada a cripto será uma memória distante.”
Notavelmente, as próximas eleições de novembro criaram uma conscientização política em toda a indústria, com o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, recentemente alertando os eleitores sobre apoiar candidatos pró-cripto que podem estar fazendo promessas vazias.