Mobiup vence Hackathon da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) – Governo Federal

Hackathon

A cerimônia de premiação da Hackathon aconteceu no dia 15 de dezembro, onde foram distribuídos R$150 mil entre os vencedores

A Mobiup, empresa provedora de software que descomplica a adoção de produtos digitais, foi vencedora de uma das categorias do Hackathon Web3 – Tokenização do Patrimônio da União. O resultado dos vencedores saiu na última quinta-feira, 15 de dezembro, durante a cerimônia de premiação na sede da Enap em Brasília-DF. A iniciativa do hackathon partiu da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), o órgão do Ministério da Economia que é responsável pela gestão do patrimônio da União.

O projeto “Concessão de Direito Real de Uso” desenvolvido pelo time da Mobiup composto por três pessoas, foi o vencedor do 1° lugar na categoria Desafio Venda (Leilão, venda direta). O projeto tinha como objetivo principal criar um marketplace que centralizasse todas as oportunidades de concessão de direito real de uso. Uma ferramenta de leilão utilizando o pix tokenizado, para isso, foi utilizado a blockchain para dar transparência e lisura ao processo de concessão.

Durante duas semanas, os desenvolvedores receberam um apoio educacional por meio de workshops de conteúdo e programação, além de um suporte contínuo na etapa de desenvolvimento, visando a melhoria dos processos de gestão da SPU e da relação com cidadãos. Dos 419 projetos inscritos apenas 17 foram premiados em cinco categorias diferentes.

Foram distribuídos entre os vencedores RS 150 mil reais. O prêmio recebido pela Mobiup pelo 1° lugar, em sua categoria, foi de R$ 7.000,00. Rodrigo Caggiano, Product Manager da Mobiup, ressaltou a importância dessas iniciativas pelo governo:

As soluções em blockchain são meios de facilitar e trazer transparência para processos antes com problemáticas mal resolvidas. As soluções em blockchain vêm para simplificar e otimizar.

O hackathon da SPU trata sobre fomentar a educação sobre o tema web3 e estimular a construção de soluções blockchain para os desafios da Administração Pública Federal na gestão do patrimônio da União. O principal tema da maratona envolve a tokenização de ativos da União em blockchain e casos de uso relacionados às seguintes atribuições legais da SPU: Caracterização e Incorporação, Destinação dos Bens da União e Gestão de Contratos.

A iniciativa da SPU conta com a parceria do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que uniram expertise com outros parceiros, a Flacso e a Fundação Celo.

Sobre a Mobiup

A Mobiup é uma executora de estratégias de softwares que busca descomplicar a adoção de produtos digitais. Fundada em 2008, vem desde de então oferecendo soluções tecnológicas para empresas e projetos. Utilizando da estratégia Omnichannel integrando múltiplos canais, soluções mobile e meios de pagamentos e soluções em blockchain no desenvolvimento de soluções para a Web3, hoje, a Mobiup está presente na indústria, no distribuidor, nos pontos de vendas e ao lado do consumidor final.

Business Partner

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future