As moedas digitais estão aqui para ficar (E o que mais Jamie Dimon poderia dizer?)
As moedas digitais são necessárias e não vão embora tão cedo.
Jamie Dimon fez notícia nesta terça-feira, quando ele atacou bitcoin e as moedas digitais no geral, chamando-as de uma moda ainda pior do que a febre da tulipa e prometendo demitir qualquer trader da JPMorgan que negociasse bitcoins.
Mas isso não pode estar mais distante da realidade. Os comentários de Dimon traduzem uma mentalidade atrasada, cuja própria existência explica por que há tanta demanda e necessidade de criptomoedas em primeiro lugar.
Só nos EUA, a confiança nas principais instituições (como a de Dimon) despencou.
As pessoas desconfiam do governo: o Congresso tem somente 10% aprovação e a do presidente já está abaixo de 40%. As pessoas desconfiam da religião: os escândalos que assolam a Igreja Católica nas últimas duas décadas ajudaram a dizimar a confiança pública na autoridade moral dos religiosos em geral (mesmo com um Papa popular).
Pelo menos um terço do país (os adeptos do hardcore de Trump) desconfiam dos meios de comunicação, se não mais. A fé em Wall Street nunca se recuperou após a crise financeira (as instituições financeiras em todo o país enfrentaram multas e sanções significativas por suas ações repreensíveis).
O bitcoin terá mesmo sucesso? Talvez não. Qualquer moeda ou exchange certamente poderia falhar e provar o que disse Dimon a curto prazo.
Mas as moedas digitais vão acabar? Não. Esta não é uma versão monetária do esperanto. Fé e confiança, como qualquer outra coisa, precisam de algum lugar para ir durante um vácuo.
Se você não se sente à vontade, Jamie Dimon está à procura de pessoas em geral (e os $20 bilhões que JPMorgan pagou em multas por lapsos éticos nos últimos anos torna difícil argumentar o contrário).
Leia mais: “Não há sentido em proibir as moedas digitais”, diz o Ministro das Finanças da Rússia
Agora, se você não fizer isso, realmente confie em seu senador ou presidente para colocar seus interesses em primeiro lugar, se você é uma das pessoas que costumavam clamar pelas autoridades morais e agora não têm a quem recorrer, você precisa de algum lugar para ir. Isso é verdade intelectualmente e é verdade economicamente.
Especialistas em finanças veem o potencial e a demanda por criptomoedas, abraçam e asseguram que suas instituições e acionistas possam participar e se beneficiar. As pessoas com medo da mudança ou incapazes de reconhecer isso, vão zombar. O melhor resultado para eles é que se aposentem antes de terem provas de que estão errados.
De qualquer forma, os comentários de Dimon apenas enfatizam por que as moedas digitais são necessárias e que não vão embora tão cedo – goste ele ou não.
Fonte: CoinDesk
André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.