Momento de alta do Bitcoin é o mais fraco desde fevereiro

Indicador Chaikin Money Flow indica queda no curto prazo

O momento de alta no mercado de Bitcoin (BTC) está em seu ponto mais fraco em cinco meses, de acordo com importante indicador técnico.

O estudo Chaikin Money Flow (CMF), que incorpora preços e volumes de negociação para medir a mudança de tendência e força, é visto atualmente em 0,02 no gráfico de três dias.

Um Chaikin Money Flow positivo indica tendência de alta. Contudo, a leitura mais recente é a mais baixa desde 20 de fevereiro, o que significa que o mercado está menos otimista em relação à alta do Bitcoin em cinco meses.

Chaikin Money Flow

O BTC estava sendo negociado por U$ 4.000 cinco meses atrás, enquanto no dia 26 de julho o Bitcoin era transacionado à U$ 9.800 no Bitstamp – bem acima da média móvel de 200 dias em U$ 6.270. Portanto, o viés de longo prazo continua otimista.

Entretanto, o recuo da CMF da alta de 21 meses de 0,40 para os mínimos atuais de cinco meses valida a reversão baixista de curto prazo, sinalizada por um padrão de baixa criado pelo Bitcoin durante o recente recuo de U$ 13.880 para U$ 9.049.

Outros estudos técnicos de curto prazo também indicam tendência de queda, como visto no gráfico abaixo.

Gráfico Diário

O BTC enfrentou a rejeição (acima à esquerda) na barreira da linha de tendência descendente perto de 10.200 dólares em 25 de julho e fechou abaixo de 9.900 dólares, deixando um candle com uma longa sombra superior – um desenvolvimento de baixa.

O fracasso em eliminar o obstáculo da linha de tendência também reforçou a visão pessimista apresentada pelas médias móveis descendentes de 5- e 10- dias e os cruzamentos de baixa das médias de 5-, 50- e 10-, 50- dias.

Além disso, o índice de resistência relativa está apresentando condições de baixa com uma impressão abaixo de 50.

Dessa forma, o cenário parece estar definido para um retorno à baixa de 17 de julho, na marca dos U$ 9.049.

Assim, aqueles interessados no movimento baixista precisam progredir em breve, já que a BTC está novamente tentando uma recuperação, tendo registrado uma baixa de US $ 9.650 ontem.

No momento da postagem dessa análise o Bitcoin é negociado na faixa dos U$ 9500 na exchange Bitfinex. Nas últimas três semanas as quedas abaixo de US $ 9.600 foram consistentemente de curta duração (acima à direita).

Se esse nível continuar a se manter nas próximas horas, os compradores podem entrar, elevando os preços para a média móvel de 50 dias, atualmente em US $ 10.304.

Dito isso, a perspectiva se tornará otimista somente se os preços subirem acima de US $ 11.120, invalidando o padrão de altas mais baixas.

Fonte: coindesk

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.